Qualquer bicicleta pode ser elétrica com estes acessórios

14/12/2022

A bicicleta pode ser uma excelente alternativa como meio de transporte urbano: é económico e até ajuda a fazer exercício físico. Mas às vezes, é preciso aquela ajuda extra, sobretudo nas subidas para não ser necessário tomar um duche cada vez que se chega ao destino.

Para isso estes acessórios prometem transformar uma bicicleta normal numa versão eletrificada, fornecendo a ajuda necessária para ir mais longe.

O kit da Skarper só funciona em bicicletas que possuam travões de disco. Instala-se na parte posterior do quadro e utiliza o rotor do disco de travão para fornecer tração à roda traseira. Tem uma bateria de iões de lítio de 202-Wh que leva 2,5 horas a carregar, um motor com 250-watt e ainda inclui uma luz de presença. Segundo o fabricante, o sistema é tão simples que leva poucos segundos a instalar ou retirar, pesa 3.3 kg, tem uma autonomia de 60 km, e a assistência à pedalada funciona até aos 25 km/h. Este acessório será comercializado a partir do próximo ano com um preço previsto de 1000 euros.

O sistema da Swytch pressupõe a troca da roda antiga pela nova que vem no kit, onde está o motor de 250-watt montado no cubo. Está disponível em diferentes medidas, incluindo as dobráveis Brompton, e o argumento de venda é a pequena bateria de iões de lítio de 98-Wh que serve também como controlador do sistema. Pesa apenas 680 g, leva cerca de 1 h a carregar e tem uma autonomia de 14 km. O fabricante está a aceitar encomendas e o preço indicativo é de 449 dólares.

Já a solução da Livall, o PikaBoost, trata-se de um prático adaptador universal que permite instalar um motor de 250-watt e uma bateria em praticamente qualquer modelo a pedais. Uma das vantagens deste sistema é, dispensar qualquer tipo de ferramenta para proceder à sua montagem. Fixa-se na barra do banco da bicicleta, de forma a que a roda na outra extremidade do dispositivo fique solidária com a roda traseira do veículo, capaz de transmitir e energia do elétrico no seu interior. Na mesma estrutura está a bateria permutável de 234-Wh que leva 3 h a carregar, e promete uma autonomia até 30 km. Pode ser feita a pré-encomenda e o preço começa nos 299 dólares.