Para isso estes acessórios prometem transformar uma bicicleta normal numa versão eletrificada, fornecendo a ajuda necessária para ir mais longe.
O kit da Skarper só funciona em bicicletas que possuam travões de disco. Instala-se na parte posterior do quadro e utiliza o rotor do disco de travão para fornecer tração à roda traseira. Tem uma bateria de iões de lítio de 202-Wh que leva 2,5 horas a carregar, um motor com 250-watt e ainda inclui uma luz de presença. Segundo o fabricante, o sistema é tão simples que leva poucos segundos a instalar ou retirar, pesa 3.3 kg, tem uma autonomia de 60 km, e a assistência à pedalada funciona até aos 25 km/h. Este acessório será comercializado a partir do próximo ano com um preço previsto de 1000 euros.
O sistema da Swytch pressupõe a troca da roda antiga pela nova que vem no kit, onde está o motor de 250-watt montado no cubo. Está disponível em diferentes medidas, incluindo as dobráveis Brompton, e o argumento de venda é a pequena bateria de iões de lítio de 98-Wh que serve também como controlador do sistema. Pesa apenas 680 g, leva cerca de 1 h a carregar e tem uma autonomia de 14 km. O fabricante está a aceitar encomendas e o preço indicativo é de 449 dólares.
Já a solução da Livall, o PikaBoost, trata-se de um prático adaptador universal que permite instalar um motor de 250-watt e uma bateria em praticamente qualquer modelo a pedais. Uma das vantagens deste sistema é, dispensar qualquer tipo de ferramenta para proceder à sua montagem. Fixa-se na barra do banco da bicicleta, de forma a que a roda na outra extremidade do dispositivo fique solidária com a roda traseira do veículo, capaz de transmitir e energia do elétrico no seu interior. Na mesma estrutura está a bateria permutável de 234-Wh que leva 3 h a carregar, e promete uma autonomia até 30 km. Pode ser feita a pré-encomenda e o preço começa nos 299 dólares.