Quanto custa carregar um carro elétrico? Más notícias para Portugal

12/03/2023

A marcha da eletrificação no automóvel não abrandou com a guerra na Europa, mas os países aceleram a velocidades diferentes. Estudo comparativo do custo dos veículos e da energia não favorece Portugal.

Apenas 7% dos condutores portugueses afirmavam, no ano passado, ter um híbrido ou elétrico, o que faz de Portugal um dos países europeus com menos proprietários deste tipo de veículos a seguir à Polónia (3%), e muito atrás da Noruega (23%), que é encontramos maior proporção de proprietários de elétricos. Para os portugueses, é preciso ultrapassar aquele que é entendido como um dos maiores obstáculos à adoção da mobilidade elétrica: o elevado custo de aquisição. Os dados do estudo do Observador Cetelem Automóvel 2023 corroboram isso mesmo, ao revelarem que o preço elevado deste tipo de veículos leva 8 em cada 10 condutores a desistirem da compra de uma viatura elétrica devido ao preço elevado, optando antes por uma viatura a gasóleo ou a gasolina.

Mas Portugal não é apenas um dos mercados onde o carro elétrico é mais caro, as contas aos custos do carregamento das baterias também não favorecem a penetração dos veículos sem emissões de gases de escape no nosso país. Assim conclui o estudo recente da Switcher, uma companhia irlandesa especializada na realização de trabalhos comparativos, que tendo por base os modelos mais vendidos em cada país (segundo os dados da JATO) e o preço médio da eletricidade doméstica (dados do Eurostat), calculou o custo médio do carregamento de uma bateria e quanto pagaríamos para percorrer 100 quilómetros.

As conclusões refletem realidades muito diferentes entre países na Europa, disparidades que a Switcher atribui fundamentalmente a três fatores: a situação geopolítica de cada um, a percentagem de energias renováveis e a existência de complementos como impostos, taxas e/ou subvenções.

Os países onde carregar um elétrico é mais barato

No topo da lista dos países com o preço de eletricidade mais barato, os Países Baixos, com um custo médio de 0,05 euros por kWh, significando que recarregar uma bateria de capacidade média (cerca de 50 kWh) custa aos seus cidadãos 2,74 euros, enquanto percorrer 100 quilómetros traduz um gasto de apenas 0,80 euros, referente a um consumo médio de 16 kWh/100 km.

Portugal está na metade de baixo da tabela, no 26º posto, atrás da Noruega, Estónia e França, com um preço médio por kWh de 0,22 euros, que exige 13,34 euros para uma recarga completa da bateria e 3,91 euros por casa 100 quilómetros percorridos.

Ainda assim, classificação melhor do que a vizinha Espanha, que ocupa a quinta pior posição na lista (35º), com um custo médio de 0,31 euros por kWh, 18,63 euros por carregamento e 5,46 euros a cada 100 quilómetros.