Mas no ano que faz arrancar mais uma nova etapa da indústria automóvel, cada vez mais orientada para as alternativas ao motor de combustão, celebra-se também o passado. E, entre as efemérides com grande significado, há quatro carros e cinco marcas que assinalam meio século de história.
Honda Civic
Na história da marca criada por Soichiro Honda, o nome Civic representa o primeiro grande símbolo de sucesso internacional. Em 2022, na décima primeira geração, o Honda Civic celebra 50 anos existência e progresso face ao modelo que em 1972 foi revelado como um pequeno automóvel, eficiente, compacto e fiável.
A primeira geração foi lançada com carroçarias de três e de cinco portas e como carrinha, com um motor de 1.169 cc com arrefecimento a água e discos de travão no eixo dianteiro. Dois anos depois, em 1975, surgia o motor CVCC, mais eficiente em termos de consumos e emissões.
Mercedes-Benz Classe S
Desde a sua introdução em 1972, o Mercedes-Benz Classe S tem sido a grande referência do luxo e sofisticação na marca da estrela. A primeira geração W116 (substituiu as séries W108/109) esteve em comercialização até ao final da década, inicialmente disponível com duas variantes do motor M110, com seis cilindros em linha e 2746 cc de cilindrada: o 280 S (com carburador Solex) e o 280 SE (injeção Bosch D-Jetronic), além dos 350 e 450, com motores V8.
O W116 foi o último projeto de Friedrich Geiger para a marca alemã, colocando ponto final numa carreira que arrancou com o Mercedes-Benz 500K em 1933.
Em 1972 a Audi apresentou o Audi 80, destinado a substituir a série 60-90 e o primeiro modelo da marca dos quatro anéis a ter semelhante no catálogo da Volkswagen: partilhava a base do Passat.
No ano de lançamento, o 80 foi eleito o carro do ano e o sucesso foi imediato, mas foi necessário esperar até 1983 para conhecer uma das suas versões mais icónicas, o Audi 80 Quattro, com sistema de tração às quatro rodas que fez história.
Renault 5
Capô curto, três portas, compacto e muito económico, o 5, logo no primeiro ano de lançamento, conquistou mais de 5% do mercado automóvel francês! Três anos mais tarde, já liderava o mercado europeu. A Renault vendeu mais de 5.325.000 unidades do 5 em todo o mundo, algumas das quais produzidas em Portugal onde a marca possuía linhas de montagem.
BMW M
Em maio, a BMW também estará de parabéns. A sua divisão desportiva M celebra 50 anos e, para assinalar a efeméride, anunciou o lançamento de um novo emblema para modelos da BMW M ou equipados com o pacote M Sport.
Inspirado no símbolo clássico que identifica os desportivos da marca bávara desde a criação da divisão em 1972, o novo ‘logo’ apresenta semicírculos em dois tons de azul e vermelho sobre o fundo branco.