No ranking geral BrandZ, realizado anualmente pela empresa Kantar Millward Brown, a Amazon aparece como a marca mais valiosa, seguida da Apple, que ultrapassou a Google, que assume agora a terceira posição. A Microsoft é a quarta classificada e a empresa chinesa Tencent fecha o ‘Top 5’.
A Tesla com um crescimento incrível de 275%, para uma valorização de 35.828 milhões de euros, ocupa o 47º posto e é a primeira marca automóvel a surgir a lista das 100 mais valiosas de 2021, onde estão também a Toyota, a Mercedes-Benz e a BMW.
A Toyota fica na posição 64 do ranking, caindo 16 lugares face ao ano anterior. O valor de mercado do fabricante japonês também observou uma redução de 5% nos últimos 12 meses, para 22.683 milhões de euros.
Os dois construtores alemões no ‘Top 100’, Mercedes-Benz e BMW, também recuam face a 2020. A marca da estrela, 67ª marca mundial, com um valor de 21.727 milhões de euros (desce 11 posições, mas sobe 21% na sua valorização), enquanto a marca bávara ocupa o posto 71 (10 posições abaixo do seu último ranking), com 20.874 milhões de euros de valorização (+21%).
Fora da lista das 100 empresas principais, a Kantar também estabeleceu o ‘Top 10’ do setor automóvel, que acrescenta às quatro marcas mencionadas, a Honda, a Ford, a Audi, a Nissan, a Volkswagen e a Porsche. Com uma valorização conjunta que supera os 144.000 milhões de euros.
As 10 marcas automóveis mais valiosas do mundo:
Tesla – 35.786 milhões de euros
Toyota – 22.656 milhões de euros
Mercedes-Benz -21.699 milhões de euros
BMW – 20.848 milhões de euros
Honda – 8.878 milhões de euros
Ford – 8.772 milhões de euros
Audi – 7.501 milhões de euros
Nissan – 6.985 milhões de euros
Volkswagen – 5.929 milhões de euros
Porsche – 5.760 milhões de euros
A 10 empresas mais valiosas do mundo:
Amazon
Apple
Microsoft
Tencent
Alibaba
Visa
McDonald’s
Mastercard