Clássico da Citroën achado em muito mau estado está à venda na plataforma online da Catawiki.

A Citroën produziu cerca de 760.000 unidades do Traction Avant entre 1934 e 1957. Apesar de nunca ter alcançado o sucesso do seu antecessor, o icónico DS, a famosa Arrastadeira (alcunha inspirada na configuração de tração dianteira: arrastava em vez de empurrar), era automóvel à frente do seu tempo.

Entre as características especiais, foi o primeiro modelo de produção em massa com chassis monocoque, que combinava com soluções avançadas, como a suspensão independente e travões hidráulicos nas quatro rodas.

Este exemplar em particular, um Traction Avant 11B do ano de 1949 está equipado com o motor de 2 litros com quatro cilindros e 8 válvulas de fábrica e encontra-se num estado verdadeiramente lastimável, depois de passar grande parte da sua ‘vida’ abandonado num lugar particularmente húmido.

A boas notícias: tem apenas 41,524 km inscritos no odómetro, funciona e faz-se acompanhar de toda a documentação original, desde o primeiro registo em França. O vendedor só não explica como é que acabou, tantos anos depois, em Melderslo, uma pequena vila na província holandesa de Limburgo, a 160 quilómetros de Amesterdão…

Quando faltam três dias para terminar o leilão, o Traction Avant de 1949 está a valer 1600 euros. Bom investimento?

Recentemente, uma unidade restaurada do Traction Avant do mesmo ano de produção atingiu a soma de 16.100 euros num leilão casa Bonhams. É fazer as contas às (boas) horas de trabalho que vai precisar…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.