Publicidade Continue a leitura a seguir

Quer saber onde estão os piores condutores do mundo?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os portugueses gostam de automóveis e de conduzir, mas sobre os dotes de pilotagem da maioria é provável que não haja consenso… Mas a estatística confirma: os condutores lusos são dos melhores do mundo. Quer saber onde estão os piores?

Um estudo recente realizado pelos analistas do ‘Compare The Market’, através da análise exaustiva de fatores tão variados como os níveis de tráfego, a qualidade das estradas, os limites de velocidade e o número de mortes em acidentes rodoviários por cada mil habitantes ou questões legais, como é o nível máximo permitido de álcool no sangue, permitiu perceber onde estão os verdadeiros ases do volante.

E, na pesquisa realizada por este gigante comparador de preços, com mais de 1450 veículos em todo o mundo, os portugueses ficaram bem na fotografia.
De acordo com este ranking, oito dos dez países com melhores condutores estão na Europa, ainda que a lista seja liderada por um país asiático, o Japão, que se destaca entre outras coisas pelos limites de alcoolémia (0,03 g) e pela qualidade das suas estradas. Não é apenas o país mais seguro para conduzir, como também o é para os peões.

Países Baixos ocupa o segundo lugar da tabela, muito por culpa das boas estradas e dos níveis mais reduzidos de mortalidade nas estradas: 4 óbitos por 100.000 habitantes, o mesmo que Japão, Dinamarca e Alemanha.

Seguem-se Noruega, Estónia, Suécia, Áustria, Suíça, Espanha, Singapura e Portugal, a fechar o ‘top10’ dos países mais seguros para conduzir.

Os piores condutores do mundo
No extremo oposto, encontra-se a Tailândia, que, segundo este estudo, é o país com os piores condutores do mundo. A nota global daquele país do Sudeste Asiático é de 2,17 pontos, com destaque muito negativo para o número de mortos em um acidente de viação: 32 por cada 100.000 habitantes.

O Peru é o penúltimo com o pior índice de trânsito e o quarto nível mais baixo de qualidade das estradas. Líbano, Índia e Malásia completam o grupo dos cinco piores países para conduzir.