“A besta”, como ficou conhecido o Jaguar E-Type de competição na década de 90, pode ser seu!

No próximo mês de abril, a Hampson Auctions leverá a leilão um dos mais especiais modelos de competição da história recente da Jaguar. Trata-se do famoso “The Beast” (A besta), carro único que chegou a ser classificado como o E-Type mais rápido do mundo, graças ao seu currículo desportivo verdadeiramente incrível.

A história de sucesso teve início em 1977, quando Fred Cliffe elege o E-Type de 71 como base o desenvolvimento de um protótipo de competição equipado com um motor V12 com 7,3 litros de capacidade a debitar 761 cv e 920 Nm. O enorme propulsor, em posição recuada e 15 cm mais baixa do que no carro de estrada, foi desenvolvido pelos especialistas da Rob Beere Racing ao longo de 13 anos, para a obtenção de performances acima da média – fazia 0 a 241 km/h em oito segundos!

Malcom Hamilton foi o piloto que conduziu “A besta” a 52 vitórias na sua categoria e 87 presenças no pódio. O E-Type mais rápido do mundo só parou em 2001, na sequência de aparatoso acidente em Oulton Park. O carro foi desmantelado e guardado num armazém, até que foi adquirido pelo atual proprietário, que o reconstruiu respeitando as especificações originais.

A Hampson Auctions ainda não revelou o seu valor de venda.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.