Publicidade Continue a leitura a seguir

Quilómetros adulterados: Estes são os carros mais usados no esquema

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estudo global revela quais foram os automóveis mais usados em 2021 para o esquema mentiroso da manipulação da quilometragem.

 

A adulteração da quilometragem é um dos esquemas fraudulentos mais preocupantes no negócio de automóveis usados. A prática criminosa continua a ter adeptos em circuitos mais duvidosos e, para promover a transparência, entidades como a CarVertical desenvolvem sistemas que permitem estudar e combater o fenómeno.

No seu estudo mais recente, a empresa procurou identificar quais foram os automóveis mais afetados entre novembro de 2020 e o mesmo mês de 2021. As conclusões não deixam margens para duvidas: mais de 16 por cento dos veículos verificados em 12 meses tinham sido manipulados. Os modelos de marcas alemãs continuam a ser os alvos preferidos para proceder à adulteração de quilómetros, cabendo ao BMW M5 o estatuto de mais “martelado”.

A berlina desportiva da marca bávara é a que é mais encontrada com quilómetros adulterados, seguida de perto por outro BMW, o Série 7, e pelo Subaru Outback.

De acordo com os especialistas da CarVertical, no estudo que compilou os dados de 17 países diferentes (Alemanha, França, Itália, República Checa, Roménia, Hungria, Eslováquia, Polónia, Bulgária, Sérvia, Croácia, Estónia, Letónia, Lituânia, Ucrânia, Rússia e EUA), os carros de segmento premium são de longe os mais utilizados para esta prática.

Por ano de fabrico, há que ter especial atenção às unidades produzidas entre 2006 e 2016.

“Metade da lista dos 10 primeiros é ocupada por modelos BMW. Isso está obviamente relacionado com a demanda por veículos BMW usados ​​em vários mercados. Os dados também mostram quais são os carros que têm maior probabilidade de serem adulterados, o que deve ser levado em consideração na hora de procurar um carro usado”, comentou Matas Buzelis, especialista automóvel da CarVertical.

Na galeria, a lista completa dos mais manipulados.