Quinze concessionários de automóveis abandonados pelo Mundo

27/09/2023

Cada vez mais existem aficionados por lugares abandonados, esquecidos no tempo, lugares outrora cheios de pessoas, são agora tomados pela natureza. Todos nós temos uma certa paixão por esses locais, ainda mais quando somos amantes de automóveis e vemos um local com alguns deles e, em certos casos, completamente novos.

É certo que existem vários stands que fecham as suas portas e acabam ao abandono, mas não é comum encontrar representantes das marcas fechados, com automóveis novos no seu interior. Mas, apesar de raro, isso existe e hoje vamos dar quinze exemplos espalhados pelo mundo. Conhece algum concessionário abandonado? Deixe o seu relato nos comentários.

Concessionário AMC nos EUA

A Collier Motors era um concessionário da American Motors Corporation, situada em Pikeville, na Carolina do Norte e foi o último concessionário a fechar da AMC. Estão dezenas de automóveis no exterior, expostos aos elementos, incluindo algumas raridades, como um Nash Healey LeMans Coupe. Este concessionário parece parado no tempo, já que não vende automóveis novos desde os anos 80. No entanto, tudo o que está na propriedade está para venda, incluindo os automóveis e as várias peças.

Concessionário BMW no Canadá

A Citation Motors era um concessionário BMW, em Oakville, Ontário, no Canadá, sendo um dos mais conhecidos concessionários abandonados do mundo, que fechou em 1988 e que já foi alvo de um artigo aqui no Jornal dos Clássicos. No interior do stand é ainda possível ver dois automóveis completamente novos, um 635CSi e um 535i E28. Segundo consta, existem mais automóveis novos no interior da oficina e na cave e é possível ver algumas fotos de automóveis como um 733i, um M535i, além de motas, entre outros.

Concessionário Chrysler nos EUA

Pouca coisa se sabe à cerca deste concessionário Chrysler, em Chicago, nos EUA. Apenas sabe-se que está fechado e, no seu interior, permanece um Chrysler LeBaron Convertible completamente novo na rara versão Town & Country, com madeira na lateral, com pouco mais de 1.000 exemplares produzidos. Este modelo cessou a sua produção em 1986, portanto deve ser desde aí que a empresa fechou.

Concessionário Fiat na Argentina

Este armazém também já foi alvo de um artigo aqui no Jornal dos Clássicos. Além de vários Fiat, também estava um Alfa Romeo e um Peugeot no interior de um armazém que era um antigo concessionário da Fiat, a Ganza Sevel e que fechou nos anos 90, após a morte dos seus fundadores. Estes automóveis estão completamente novos, mas já saíram daqui e foram vendidos, possivelmente para coleccionadores.

Concessionário Lada em França

A Lada é uma marca russa que teve algum êxito na Europa durante os anos 80 e 90. Este concessionário em Macon, na França, parece que mantém as suas oficinas a laborar, mas o stand está fechado, com vários Lada completamente novos no seu interior e outros no exterior já com bastante ferrugem. Além dos Lada, é possível ver um Mazda RX-7.

Concessionário Mazda na Suíça

Este concessionário da Mazda encerrou as portas em 2001 e pouco mais se sabe. Tem alguns veículos novos no interior do stand, como o Mazda 323 GT da foto, além de outros nas traseiras, mas estes últimos estão em avançado estado de degradação. Além de automóveis Mazda, tem ainda alguns Honda e Saab.

Concessionário Sofia na Bulgária

Sofia foi uma pequena marca de automóveis desportivos búlgara, desenhados por Velizar Andreev, vendidos durante os anos 80 e 90, com cerca de 70 automóveis produzidos no total. Apesar da sua pequena produção, alguns destes automóveis permanecem fechados num representante da marca, na Bulgária.

Concessionário Subaru no Japão

Em 2008, Fukushima foi palco de um desastre nuclear, forçando ao abandono da cidade e consequentemente de todos os estabelecimentos. É do conhecimento geral, que vários foram os automóveis deixados para trás, uns desportivos, outros clássicos, mas existe um concessionário Subaru que contém automóveis clássicos no seu interior, deixados tal como estavam no dia do desastre e que se manterão por muitos anos, certamente.

Concessionário Subaru em Malta

Este concessionário, situado na cidade de Mosta, em Malta, também já foi falado no Jornal dos Clássicos. Todos os automóveis que estão no seu interior estão completamente novos, tendo o stand fechado as suas portas nos anos 90. Na sua grande maioria são Subaru Impreza normais, mas existe uma raridade no seu interior, um Subaru XT 4WD Turbo. Apesar de estarem fechados, estes automóveis não estão completamente esquecidos, pois alguém limpa-os, enche os pneus e move-os, frequentemente.

Concessionário Toyota no Chipre

Este concessionário está repleto de automóveis novos, mas dos anos 70, sendo uma autêntica cápsula do tempo. Localiza-se em Nicósia, a capital do Chipre, numa zona desmilitarizada denominada Linha Verde, em disputa com a Turquia e que permanece fechada desde 1974. Uma pena o Toyota Celica ST não ter encontrado dono, este e muitos outros automóveis Toyota.

Concessionário Mark Motors nos EUA

A Mark Motors era um concessionário Chrysler, em Ohio, nos EUA, com vários stands espalhados pelo país. Aos poucos, o seu dono foi vendendo as representações, assim como a sua colecção, restando apenas este concessionário, com dois automóveis novos no seu interior, dois Plymouth Fury, um de 1967 e outro de 1978.

Stand de automóveis europeus no Japão

Este stand, denominado ProAuto, tem no seu interior vários automóveis europeus esquecidos no tempo, sendo na sua maioria clássicos, como Lotus Europa, Seven e Elan, um Unipower GT, vários Mini, Alfa Romeo, Marcos, Austin-Healey, Citroen 2CV e um raro Toyota Sports 800. São centenas de automóveis, alguns deles deixados ao tempo no exterior. Realmente uma pena ninguém ir lá resgatar estes automóveis.

Stand de automóveis clássicos nos EUA

O que parece ser um antigo stand de clássicos esquecido no estado de New Hampshire, nos EUA. No seu interior é possível ver um Ford Mustang e outro automóvel tapado, além de outros automóveis no exterior, como um Lincoln Continental e um camião dos bombeiros clássico.

Stand de usados no Reino Unido

Este stand de usados, foi partilhado na rede social Facebook, situando-se em Castle Gresley, na Inglaterra. O stand está fechado desde 2002, mas permanecem no seu interior alguns automóveis, como um Rover 820, entre muitos outros, alguns já vandalizados e outros foram desaparecendo, restando agora somente três automóveis dos onze originais.

BMW Serie 5 novos esquecidos na Bulgária

Recentemente, foi descoberto um armazém na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária, com onze BMW Serie 5 E34 completamente novos. Segundo consta, os automóveis foram adquiridos para ser utilizados como veículos de aluguer, algo que acabou por nunca acontecer. Aparentemente, são todos exemplares de 1994, consistindo em dez berlinas e uma carrinha, nas versões 520i e 525i.