Radar de Velocidade Média já está a funcionar na Ponte Vasco da Gama

17/06/2024

Desde sábado (15 de junho), entraram em funcionamento os radares de controlo de velocidade média na Ponte Vasco da Gama. Esta medida visa diminuir a sinistralidade, melhorar a fluidez do trânsito e combater as corridas ilegais, conforme anunciou a GNR em comunicado.

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a concessionária Lusoponte assinaram um protocolo de cooperação para a instalação destes dispositivos de controlo de velocidade na ponte que liga Lisboa a Setúbal, sobre o rio Tejo.

A elevada intensidade de trânsito, os frequentes congestionamentos e os acidentes rodoviários, muitas vezes graves devido ao excesso de velocidade, destacam a necessidade de implementar medidas de segurança proativas na Ponte Vasco da Gama“, sublinha a GNR em comunicado.

O controlo da velocidade média será realizado através de cinemómetros, que entrarão em funcionamento a partir das 00h00 de sábado.

Radares estiveram três meses em período de testes

Segundo a GNR, durante uma fase de testes de três meses, foram controlados mais de 100.000 veículos. Nesse período, foram registadas 275 infrações muito graves, com velocidades entre 181 e 277 km/h. Foram também registadas 1.109 infrações graves (de 151 a 180 km/h) e 23.601 infrações leves (de 121 a 150 km/h). A velocidade mais alta registada foi de 277 km/h.

A GNR aconselha os condutores a manterem-se dentro dos limites de velocidade legais, adaptando a velocidade às condições meteorológicas, ao estado das estradas e ao volume de tráfego. Além disso, é recomendado evitar manobras que possam provocar perturbações no trânsito ou causar acidentes.