Depois dos radares de velocidade e de ruído, os radares térmicos já estão a ser testados no controlo do trânsito nas estradas.
Espanha, França e no Reino Unido estão já a testar novos sistemas de radares térmicos adaptados ao controlo do trânsito rodoviário. Vão servir, essencialmente, para fornecer informações em tempo real sobre o número de ocupantes a bordo dos automóveis que circulam nos chamados carris de alta ocupação, são vias especiais, onde não é permitido circular só uma pessoa por carro, como forma de encorajar uma utilização mais consciente e sustentável da viatura particular.
A ideia é monitorizar o cumprimento das regras nestas faixas especiais e multar de forma automática em caso de infração.
Em Espanha, o governo já revelou que pondera a utilização destes equipamentos, quando a taxa de erro for inferior a 4%. De acordo com os especialistas, os algoritmos são bastante complexos, uma vez que, além da contagem do número de ocupantes de um veículo, sendo capaz de distinguir entre a assinatura térmica de um adulto e de uma criança ou de animal de companhia, o radar terá de ser capaz de realizar o registo fotográfico.
Não existe qualquer previsão sobre a data de chegada de um sistema semelhante às estradas portuguesas.