A utilização da tecnologia raio X na indústria automóvel para detetar problemas nas peças vitais para a segurança em caso de colisão, não é novidade, nomeadamente permitindo criar imagens de grande qualidade de áreas específicas num crash-test. Mas há quem faça disso arte.

O património artístico de Nick Veasey é vasto e diversificado, mas, entre fãs de automóveis, pode dizer-se que o artista britânico é mais reconhecido pelas suas radiografias a carros icónicos, elevadas ao estatuto de peças colecionáveis, tal a originalidade e detalhe em cada trabalho.

Todos os pormenores técnicos e mecânicos expostos numa radiografia, que Veasey realiza através de uma gigantesca câmara de raio X, e por onde já passaram todo o tipo de objetos e até pessoas.

Construída especialmente para o britânico, o dispositivo conta com uma plataforma onde podem ser colocados objetos de grandes dimensões, incluindo carros, para a primeira etapa do processo. Depois a radiografia passa por um minucioso trabalho digital para aperfeiçoar a resolução e melhorar a nitidez, até ao resultado que vemos na galeria abaixo.

Alguns dos trabalhos estão disponíveis para venda online, por preços que variam entre os 6 mil e os 26 mil euros pedidos pela representação do Porsche 365B Coupé de 1959, datada de 2017.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.