Publicidade Continue a leitura a seguir

Range Rover shooting brake e Peugeot 505 pick-up. Raridades a leilão

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tão raras quanto inesperadas, versões especiais do original Range Rover e da popular carrinha Peugeot 505 vão a leilão.

Todas as semanas partilhamos exemplos que provam que nem só de clássicos raros e superexclusivos vivem os maiores leilões de automóveis. Há modelos que, parecendo banais, combinam um determinado número de características especiais que os tornam atrativos aos olhos dos colecionadores. Outros, porque pertenceram a uma personalidade famosa, um ator ou um piloto mítico também aumentam muito de valor. E, depois, há os chamados ‘unicórnios’, versões tão raras quanto inesperadas. É o caso destes dois automóveis a leilão.

O primeiro é um Range Rover… shooting brake. O icónico modelo britânico conheceu variadíssimas versões, incluindo uma desconhecida variante da carroçaria de duas portas, com teto mais alto e distância entre eixos esticada em 25 centímetros. Foi usada como ambulância durante mais de quatro décadas, até ser reconvertida, em 2017, numa espécie de shooting brake, com lotação para oito ocupantes, incluindo os seis bancos retráteis na traseira.

Quase tão inesperado é o Peugeot 505 pick-up. Um de seis protótipos desenhados pelos franceses da Gruau, com o intuito de criar um versátil modelo comercial que pudesse beneficiar dos incentivos fiscais. Não era mais do que uma carrinha 505 com a traseira ‘aberta’, e talvez por isso não tivesse conseguido a homologação pretendida.

O modelo data de 1985, foi recentemente restaurada, mantendo o motor 2.5 Diesel de fábrica, associado a uma caixa manual de quatro velocidades.

Será um dos destaques do próximo leilão da Aguttes, com um valor estimado de venda entre os 20 e os 30 mil euros.

Já o Range Rover shooting brake estima-se que possa chegar aos 120 mil euros durante o Goodwood Revival, no próximo dia 18 de setembro.