Raríssimo Cizeta do Sultão do Brunei está à venda

01/12/2020

Fundada no final da década de 80, em Modena, Itália, por Claudio Zampolli, a Cizeta aspirava ao estatuto de referência entre os fabricantes de automóveis exóticos, apontando aos clientes mais excêntricos das italianas Ferrari e Lamborghini. Foi aliás na marca do touro de Sant’Agata Bolognese que Zampoli foi requisitar o genial Marcelo Gandini, o designer responsável pelo estilo dos Lamborghini Miura e Diablo.

O primeiro superdesportivo da Cizeta com assinatura de Gandini é o radical Moroder V16T, com motor atmosférico com 6 litros, que resultou da junção de dois V8 do Lamborghini Urraco, colocado em posição transversal entre os dois ocupantes e o eixo traseiro. A marca anunciava 540 cv de potência enviados às rodas traseiras através de uma caixa manual de cinco velocidade. De 0 a 100 km/h, a nova máquina de Modena chegava em apenas 4 segundos, ultrapassando os 300 km/h na velocidade de ponta.

Entre os clientes para máquina tão exclusiva, estava Hassanal Bolkiah, Sultão do Brunei, que adquiriu o modelo com o chassis #101, produzido em 1993, para o deixar parado numa garagem em Singapura. Esta raridade, trazida para aquelas paragens pela Hong Seh Motors não chegou a ser registado, estando agora à venda com apenas 1000 km inscritos no odómetro.

O seu preço não é conhecido…