Reboque da Tesla usa luz solar para dar mais autonomia e tem Internet por satélite

11/07/2022

Extensor de autonomia da Tesla carrega os carros da marca em andamento com a energia solar.

Elon Musk com comentou em várias ocasiões a possibilidade de equipar a pick-up elétrica Cybertruck ou mesmo o Tesla Model 3 com painéis solares para aumentar em até 66 km a autonomia das baterias. Mas, a solução de colocar a tecnologia à disposição num reboque é nova.

Mas, ao que tudo indica, o protótipo do extensor de autonomia existe, e incorpora o serviço de Internet por satélite SpaceX Starlink. Um utilizador do Twitter publicou mesmo as imagens do dispositivo, apresentado pela primeira vez na edição deste ano da IdeenExpo, em Hanover, na Alemanha, certame onde também recolheu imagens da nova bateria estrutural do Model Y com 4.680 células.

Volando ao extensor de autonomia, o dispositivo conta com três áreas com painéis solares, sendo a do meio fixa e as duas laterais abertas apenas quando o veículo está imóvel. O trailer da Tesla contará com nove painéis solares, que alegadamente garantem até 300 watts, gerando uma potência combinada de 2,7 quilowatts, o suficiente para oferecer 80 km adicionais.