M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando a TVR deixou de produzir automóveis em 2006, deixou muitas saudades. A marca britânica era conhecida desde os anos 80 por produzir alguns dos desportivos de estrada mais entusiastamantes de sempre, com uma carroçaria de baixo peso e um barulhento motor V8. Agora, a marca está de volta, com um modelo completamente novo só para clientes exclusivos, ressuscitando o nome clássico TVR Griffith.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O novo dono da TVR, Les Edgar, prometeu em 2015 que a marca ia regressar em 2017. Não vai conseguir cumprir a promessa, mas já deu um novo rebuçado às 400 pessoas que fizeram um depósito para o novo carro: agora vai ter uma carroçaria de fibra de carbono, em vez de fibra de vidro. Ou seja, vai ser um desportivo moderno. E mesmo assim também vai ter uma identidade tipicamente britânica, com um design clássico e motor à frente. Nada dessas italianices de motor central.

Mas isto não é apenas mais um caso “vapourware” a tentar ressuscitar uma marca antiga. Les Edgar está a falar a sério e aliciou dois nomes famosos para se juntarem ao projeto: um é Gordon Murray, o designer sul-africano que trabalhou na Fórmula 1 e que depois criou o McLaren F1. Murray contribuiu com o protótipo T-37 para o projeto. O outro nome envolvido é a Cosworth. A firma de preparação de motores vai mexer no propulsor do Ford Mustang, com 5000 cc, prometendo mais de 500 cv graças a um compressor mecânico. A caixa vai ser manual, sem comandos no volante.

Também temos saudades da TVR, que começou nos anos 50 como uma imitação da Lotus, com carros pequenos e motores Ford e Volvo de baixa cilindrada, mas que nos anos 80 criou um nova linguagem de design e passou também a usar motores Rover V8 potentes. Nos anos 90, passou a construir os seus próprios motores de seis cilindros, montados em design exóticos. Na galeria de imagens, pode relembrar a história da TVR.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.