Publicidade Continue a leitura a seguir

Renault 4L reinventado como elétrico para ver o mar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Renault 4L, o carro mais popular de sempre do emblema do losango, com 8 milhões de exemplares vendidos, reinventado como um quarto de hotel ao ar livre.

 

Confirmado o regresso à ação do icónico Renault 5, parte de programa com 14 novidades para introduzir no mercado europeu até 2025 (metade alimentados só por baterias), muitos fãs da marca do losango esperam também a reedição do histórico 4L, o carro mais popular de sempre do emblema do losango, com 8 milhões de exemplares vendidos entre 1961 e 1994.

Mas, enquanto não há futuro para o clássico, a Renault continua a celebrar o 60.º do modelo, desta feita em colaboração com o designer francês Mathieu Lehanneur, que assina este “one-off” fabricado para receber uma motorização 100% elétrica e imaginado como “um quarto de hotel ao ar livre”.

O Suíte N ° 4, como é denominado pelo seu criador, apresenta-se como uma “nova experiência de mobilidade e viagem”.

“Eu quis fundir os mundos dos automóveis e da arquitetura para criar um quarto de hotel a céu aberto. Ainda melhor do que a suíte palaciana mais refinada, este carro está exatamente onde você quer que esteja, seja à beira mar, no meio de um campo ou conduzindo pela cidade com que sempre sonhou”, comentou Mathieu Lehanneur.

Mantendo as dimensões exteriores do carro original da década de 60, o designer reformulou toda a secção traseira, substituindo os painéis da carroçaria por janelas de policarbonato e, no tejadilho, painéis fotovoltaicos transparentes que ajudam a carregar as baterias.

No habitáculo inundado de luz sobressaem os bancos revestidos num veludo amarelo, material que também encontramos no painel de bordo de estilo retro. Atrás, toda a decoração recorre a fibras naturais e conta com uma plataforma em madeira que pode avançar para criar uma espécie de alpendre, ideal para contemplar o por do sol numa qualquer paragem à beira mar.

Curiosa é também a abordagem ao design da dianteira, que mantém as icónicas óticas redondas, mas com uma nova grelha de estilo minimalista, que é simultaneamente “uma assinatura do autor e uma ode à evasão”. De acordo com a marca, este elemento cria ondas e dá ao carro um efeito performante de fluidez, dinamismo e movimento. A inspiração na arquitetura também pode ser encontrada na carroçaria com três camadas de tinta para dar a sensação que é feita em cimento – alusão à arquitetura moderna.

“A colaboração com Mathieu Lehanneur foi uma parceria natural”, disse Arnaud Belloni, da Direção de Marketing da Renault. “Pedimos-lhe que surgisse com um protótipo que representasse a sua visão do 4L. O resultado é extraordinário. Um carro que realmente incorpora tudo o que a marca se propõe a alcançar com o novo plano estratégico Renaulution: criar carros modernos e inovadores, que provoquem emoções”.

Apresentado esta sexta-feira na Christie’s, em Paris, o Suíte N ° 4 estará exposto durante todo o fim de semana, seguindo depois para o museu do Atelier Renault.