Renault 5 Le Car Van: Rara versão do supermini francês vai a leilão

26/06/2022

Estima-se que foram produzidas só 450 unidades do R5 Le Car Van, sendo esta versão TS de 1981 umas das raras a leilão.

O Renault 5 foi apresentado há cinquenta anos, quando os concorrentes diretos eram automóveis tão icónicos como os Fiat 600, 850 e 127 e os incontornáveis Mini e Volkswagen. Com o sucesso dos primeiros modelos, a marca francesa entendeu que havia margem para capitalizar este novo filão e começou a multiplicar as versões e séries especiais. Caso do popular Campus, o exclusivo Laureate, o confortável Automatic ou o desportivo Alpine, cada um com o seu cliente-tipo bem definido. Mas também com a criação de modelos especiais para certos mercados, como o Siete, um três volumes, para o mercado espanhol, ou o Le Car, vendido nos Estados Unidos, com linhas modificadas, e que o preparador francês Heuliez aproveitou para realizar uma versão ainda mais versátil, inspirada nas vans americanas que estavam na moda.

Basicamente era um R5 até ao pilar B, redesenhado daí até a traseira e sem vidros traseiros. No seu lugar, estavam painéis de poliéster injetado, com uma pequena janela redonda com moldura em alumínio. O portão da bagageira era fabricado numa só peça, também em poliéster, com um vidro retangular, acima da roda sobressalente que está fixada no exterior e coberta por uma capa.

Os bancos traseiros foram retirados, para aumentar muito o compartimento da mala, que era totalmente alcatifado.

O carro será leiloado no Le Mans Classic 2022, no próximo dia 2 de julho, onde se pensa que possa atingir um preço entre os 22.000 e os 28.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.