Renault Portugal assume responsabilidade de renovar parque automóvel em cinco passos

18/01/2020

2019 - Essai presse Nouvelle Renault CLIO au Portugal
ECO-Plan é o programa de cinco pontos criado pela Renault Portugal para renovar o envelhecido parque automóvel nacional. Histórico líder de vendas assume pose “estadista” e atribui incentivos aos particulares

A liderança é uma conquista que obriga a assumir determinadas responsabilidades. A Renault Portugal, líder há 22 anos, num total de 35 anos como marca mais vendida – em 40 anos de representação lusitana – acredita que é seu o papel de promover a renovação do parque automóvel nacional, um dos mais envelhecidos da Europa. Assumindo uma pose “estadista”, a marca que, dia 27 de dezembro último alcançou as 1,5 milhões de unidades vendidas, anunciou um ambicioso programa de mobilidade. E embora pretenda estimular a aquisição do Renault Zoe, o plano agora apresentado não se circunscreve apenas aos veículos elétricos. Segundo Ricardo Oliveira, diretor de Comunicação da marca, quando se retira um veículo antigo da estrada e se troca por “um novo, a gasolina ou a gasóleo, também se está a renovar o parque, a promover o ambiente e a segurança”.

Pensado essencialmente para os clientes particulares, o ECO-Plan 2020 abrange cinco pontos estratégicos relacionados com a mobilidade inteligente. São eles o ECO Abate; Classe Zero; ECO Charge; ECO Tour e ECO Mobility. Eis o que pretende cada um dos planos.

 

ECO Abate: incentivos à compra
O objetivo imediato deste plano é a renovação do parque automóvel. De acordo com a Renault Portugal, hoje em dia, existem 2,5 milhões de automóveis, com mais de 12 anos, a circular no país. Modelos que, pela idade, tendem a não cumprir os necessários padrões mínimos em matérias cruciais como o ambiente, a segurança e a economia.

Em termos ambientais, basta recordar que, a nível de emissões de CO2, os veículos com mais de 12 anos poluem muito mais do que os atuais. Com base em valores estimativos, a média de emissões será de 180 g/km, face aos 130 g/km de um automóvel equivalente, atual, também equipado com um motor Diesel. Segundo contas da marca, ao fim de 10.000 km, um modelo recente emite, no mínimo, menos meia tonelada de CO2 para a atmosfera.

Sobre a segurança, a marca recorda que os automóveis com esta idade não contam com uma série de tecnologias obrigatórias de série nos modelos atuais e que têm contribuído para a redução da mortalidade rodoviária.

Já em termos de economia, os responsáveis da Renault voltaram a pegar na calculadora. Com base numa estimativa de 15% de desvalorização anual, um automóvel com 12 anos vale pouco mais do que 10% do valor pelo qual foi comprado – exceção feita aos clássicos.

Perante tudo isto, o que propõe o ECO Abate? Incentivos financeiros a clientes particulares para a compra de novos modelos ligeiros de passageiros da Renault e da Dacia, independentemente, da motorização ser a gasolina, gasóleo, GLP, híbridos ou elétricos. Quais os incentivos em 2020? 3.000 euros na aquisição de um Renault 100% elétrico; 2.000 euros num Renault híbrido; 1.750 euros num Renault equipado com motor Diesel; 1.250 euros num Renault GPL e 1.000 euros num Renault a gasolina, exceto Twingo, cujo valor será de 500 euros.
No caso dos veículos elétricos e híbridos, o apoio Renault é acumulável com outros valores que possam eventualmente ser dados pelo Estado, bem como outras campanhas que a marca possa desenvolver. O ECO Abate não prevê um limite ao número de automóveis retomados.

O apoio à aquisição de modelos da Dacia são os seguintes: 800 euros para modelos a gasolina; 600 euros para GPL e 450 euros para os veículos equipados com motor Diesel.

Classe Zero: elétricos VIP
Uma das novidades mais relevantes do ECO-Plan é o plano Classe Zero, que prevê a oferta do dístico da Via Verde, já com 200 euros carregados, a todos os clientes particulares que tenham comprado um Renault Zoe (cerca de 200 pessoas) ou que o venham a adquirir ainda este ano.

A Renault fez, mais uma vez, as contas e concluiu que os 200 euros permitirão realizar 285 percursos entre Oeiras – Lisboa – Oeiras; 222 entre Vila Franca de Xira – Lisboa – Vila Franca de Xira e 74 entre Cascais – Lisboa – Cascais.

Segundo os responsáveis da marca, os novos clientes contarão já com o dístico carregado no momento da compra, enquanto os proprietários anteriores serão, brevemente, contactados pela marca para o efeito.

ECO Charge: 60 postos de carregamento
Em 2020, a Renault Portugal quer que 10% das suas vendas sejam veículos 100% elétricos. E acredita que, graças à evolução da tecnologia, a autonomia já não seja um problema para os utilizadores. Mas reconhece que ainda existem inúmeras questões relacionadas com os carregamentos e com a facilidade de acesso aos pontos reservados para o efeito. No nosso país, o número de pontos de carregamento, para automóveis elétricos, ronda as 2.700 unidades. E a Renault reforçará esse número com a instalação de 60 postos de carregamento em estabelecimentos da Rede de Concessionários de todo o país, ilhas incluídas. De acesso público, todos os postos são de carga acelerada (22 kW) ou carga rápida (43 kW).

Ainda em 2020, a Renault alargará também para 42 o número de Centros Expert Z.E., especializados em venda e assistência de automóveis 100% elétricos. E em breve abrirá um inovador centro de reparação de baterias.

ECO Tour: informar é a palavra
A mobilidade elétrica está na moda, mas ainda suscita muitas dúvidas e preconceitos, na opinião dos responsáveis da Renault. Nesse sentido, a proposta do ECO Tour será esclarecer e informar. E assenta em duas iniciativas: organização de exposições em centros comerciais de 13 cidades do país, com início já em fevereiro deste ano; e a promoção de seminários para empresas, com as mais variadas entidades ligadas à mobilidade elétrica, parceiros da Renault e proprietários de automóveis elétricos. Seminários esses que pretendem ser um palco de debate sobre todas as questões relacionadas com a mobilidade inteligente.

ECO Mobility: espécie de renting
Ciente de que as novas gerações atribuem cada vez menos importância à propriedade do automóvel, privilegiando o usufruto do mesmo, a Renaulr Portugal desenvolveu o ECO Mobility, um plano que visa democratizar o acesso aos produtos de aluguer operacional para todos os modelos Renault e Dacia. Uma forma de fazer chegar o renting aos particulares, que poderão escolher uma solução de mobilidade, que lhes permita usufruir da utilização do automóvel, independentemente do segmento ou do tipo de motorização. Tudo isto sem a despesa e responsabilidade da aquisição do automóvel.