Atualizando-se num segmento sempre em mutação, a Fiat renovou profundamente o 500L, diversificando a sua oferta com a criação de três versões diferentes, Cross, Urban e Wagon. Numa renovação que conta com mais de 40% de novos componentes – algo que a Fiat faz questão de destacar para reforçar esta noção de que o 500L sofreu uma grande mudança e não apenas uma atualização ligeira -, o modelo da companhia italiana surge igualmente mais tecnológico e com novos argumentos em termos de conectividade.

Sendo um dos membros da família 500 com um carácter familiar mais vincado, o 500L recebe agora novos argumentos estéticos, com grelha e para-choques diferenciados, além de versatilidade acrescida com uma variante – Wagon – que pode acolher sete passageiros. Essa é mesmo uma das maiores novidades: com três variantes, o 500L assume uma maior diferenciação funcional, com a designação Cross a dispor de jantes de 17” em dois tons, maior altura ao solo, com 25 mm adicionais, e elementos estéticos e funcionais dedicados, como os para-choques mais robustos, as proteções inferiores e laterais e a inclusão de modos de condução.

Para os mais aventureiros, o 500L Cross dispõe, então de um seletor que permite alternar entre o modo Normal, o Traction+ (que melhora o nível de tração em terrenos de pouca aderência como lama ou neve) e o Gravity Control, que mais não é do que um assistente de controlo de velocidade em descida. A Fiat garante que “não são apenas versões, mas sim identidades reais, criadas para entusiasmar pessoas diferentes e servir necessidades distintas”, naquela que acaba por ser uma boa definição do que é o novo 500L.

No que diz respeito à segurança, a marca operou igualmente algumas alterações, apostando agora no sistema de travagem automática de emergência em velocidades até aos 30 km/h, que se assume como uma grande ajuda em terreno urbano. No interior, a Fiat quis renovar este seu modelo em diversos aspetos, desde logo pelo novo desenho da instrumentação, agora com aspeto mais tecnológico e mais icónico proporcionado pelo ecrã de 3.5” a cores para o computador de bordo. Alguns aspetos do tablier foram remodelados, havendo também a existência de aplicações cromadas nalguns pontos. A alavanca da caixa foi também redesenhada, contando com o logo ‘500’ inscrito. O ecrã de 7 polegadas foi renovado, bem como o próprio sistema Uconnect com navegação e aplicações incluídas. A conectividade aos sistemas CarPlay e Android Auto está garantida.

Quanto ao espaço de carga, níveis diferentes: a versão Wagon diferencia-se pelos sete lugares (com a bagageira a disponibilizar entre 416 litros com os sete lugares e os 638 litros com os cinco lugares colocados), ao passo que os Urban e Cross contam com 455 litros de bagageira com os cinco lugares colocados no interior. Com o rebatimento dos bancos, o 500L Wagon alcança os 1.784 litros e os Urban e Cross os 1.480 litros. Note-se que a Fiat garante uma multiplicidade de combinações disponíveis para o habitáculo até às 1.500 possibilidades. Os novos 500L têm dez cores disponíveis em tons pastel ou metalizado e três tipos de tejadilho: à cor da carroçaria, preto e branco brilhante e preto baço.

A gama de motores disponíveis é bem conhecida, com a oferta a fazer-se com o 1.4 atmosférico a gasolina de 95 CV, seguindo-se o 1.4 TJet de 120 CV e o 0.9 TwinAir de 105 CV. Nota também para as versões bi-fuel 1.4 TJet de 120 CV a gasolina e GPL e 0.9 TwinAir a gasolina e metanol de 85 CV. As opções Diesel variam entre os blocos 1.3 Multijet de 95 CV (também com caixa Dualogic) e 1.6 Multijet de 120 CV.

Os acessórios de personalização da Mopar e o sistema de som Beats Audio fazem parte do leque de opções disponíveis para este novo 500L, cuja chegada ao mercado nacional está prevista para o mês de agosto.

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