Retro: Este Suzuki é a cara chapada do Renault 4L

05/02/2022

Japoneses da DAMD vendem “kit” que transforma um económico “kei car” da Suzuki numa réplica simpática do clássico da Renault.

No ano em que se assinalam 60 anos daquele que é o Renault mais vendido de sempre, com mais de oito milhões de unidades produzidas entre 1961 e 1992, muito se fala do regresso do 4L ao catálogo da marca do losango, dentro da sua série de modelos elétricos, que se denomina de Electro Pop, ao lado do também renascido R5.

O lançamento da reinterpretação do Renault 4, que irá partilhar a plataforma CMF-BEV, a bateria e o motor elétrico com o já anunciado R5 EV, não acontecerá antes de 2024. Mas não é necessário esperar tanto para conduzir versão moderna do clássico. No Japão, a preparadora DAMD, empresa especializada em tuning e na recriação de modelos icónicos, vende este Ancel Lapin, um kei car da Suzuki que é “cara chapada” do clássico francês…!

No portefólio atual da empresa japonesa o destaque vai inteirinho para o Suzuki Jimny “disfarçado” de Land Rover Defender, que também se pode transformar numa réplica quase perfeita do mítico Toyota Land Cruiser, mas a homenagem da empresa nipónica ao R4 é de outro nível.

O Ancel Lapin está em comercialização desde 2004, apenas no mercado japonês, e tem sido aperfeiçoado até à versão atual, cada vez mais próxima do original. O “kit” de montagem para aplicar no Suzuki Lapin está disponível em duas versões, diferenciadas pelos para-choques. Mas as duas versões incluem elementos icónicos do estilo do R4, como a grelha clássica com o logótipo da Renault, as óticas redondas e os piscas dianteiros retangulares, os frisos inferiores nas portas e o banco praticamente corrido na dianteira, com o seletor da caixa de velocidades na consola.

Quanto à mecânica, o Renault 4 japonês tem o motorzinho de 657 cc com 60 cv do Lapin da terceira geração, com mais do dobro da potência do que oferecia o motor de 603 cc do original de 1961.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.