Rimac Nevera. Este elétrico fulminou 23 recordes num dia!

18/05/2023

Modelo com produção limitada a apenas 150 unidades, cada uma delas com um custo de dois milhões de euros, foi desafiado a mostrar o que vale em pista. Caíram 23 recordes!

Quando apresentou o Nevera (nome croata para descrever as tempestades de formação rápida no Mediterrâneo, as quais são “extremamente poderosas e carregadas de relâmpagos”), a Rimac Automobili anunciou que se tratava de um dos hiperdesportivos mais rápidos de sempre, com os seus quatro motores elétricos a renderem impressionantes 1914 CV, enquanto o binário cifra-se nos estratosféricos 2360 Nm, podendo ter assim tração integral.

Agora, o modelo com produção limitada a apenas 150 unidades, cada uma delas com um custo de dois milhões de euros, foi desafiado a mostrar o que vale na pista de testes alemã de Papenburg, onde acelerou sem limitações nas retas com até 4 km que extensão. Resultado: no primeiro dia de medições, caíram 23 recordes!

Os responsáveis da Dewesoft e da Racelogic acompanharam todas as provas, tendo cronometrado todos os tempos e verificado as distâncias, para homologação dos registos do hipercarro elétrico, que usou os mesmos pneus de estrada Michelin Cup 2 R.

Entre as marcas mais vistosas, o 0-400 km/h em 29,94 segundos, menos dois segundos do que o Koenigsegg Regera, o anterior detentor do recorde.

Testes de aceletração Racelogic (segundos) Dewesoft (segundos)

0-60 mph 1.74 1.74

0-100 km/h 1.82 1.81

0-200 km/h 4.42 4.42

0-300 km/h 9.23 9.22

0-400 km/h 21.32 21.31

100-200 km/h 2.59 2.59

200-300 km/h 4.81 4.79

200-250 km/h 2.00 2.00

0-100-0 km/h 4.03 3.99

0-200-0 km/h 8.85 8.86

0-300-0 km/h 15.68 15.70

0-400-0 km/h 29.94 29.93

1/4 milha 8.26 8.25

1/8 milha 5.46 5.44

1/2 milha 12.82 12.83

Standing mile 20.62 20.59

0-100 mph 3.23 3.21

0-120 mph 4.19 4.19

0-130 mph 4.74 4.75

0-250 mph 21.89 21.86

60-130 mph 2.99 2.99

0-200 mph 10.86 10.86