Design futurista, inteligência artificial (IA), nível 4 de condução autónoma e recargas rápidas com sistema de baterias extraíveis: o Homtruck vai rivalizar com o camião elétrico da Tesla em 2024.

A Farizon Auto, divisão de veículos comerciais no catálogo da Geely, a gigante chinesa que detém marcas como a Volvo ou a Lotus Cars, acaba de apresentar o seu novo camião, denominado Homtruck, o qual estará disponível com diferentes sistemas de propulsão, incluindo uma versão exclusivamente elétrica.

O modelo chinês pretende rivalizar com o anunciado Tesla Semi, o camião elétrico de alta capacidade da marca americana que, na sua versão de ponta, terá uma autonomia em redor dos 800 quilómetros na sua capacidade de reboque máxima, para um preço base de 180.000 dólares.

O Homtruck acrescenta um sistema de permuta de baterias, o que permitirá recuperar 100% da autonomia em pouco minutos, numa das estações de serviço da marca.

O fabricante também promete uma plataforma altamente modular, compatível com vários tipos de propulsão, incluindo extensor de autonomia, híbrido a metanol e 100% elétrico com baterias extraíveis.

Embora não sejam conhecidas as especificações de nenhuma das versões anunciadas, a Geely garante que o seu camião elétrico apresenta grandes avanços não só em matéria de eficiência, como na segurança para motoristas e peões.

Equipado com radares, sensores ultra-sónicos e Lidar, e já com rede 5G e tecnologia V2X, o Homtruck permitirá condução autónoma de nível 4.

Na estrada como em casa

O nome do pesado elétrico da Farizon Auto resulta da combinação das palavras ‘casa’ e ‘camião’ (home e truck, em inglês), traduzindo a preocupação da marca em oferecer uma ferramenta de trabalho que satisfaça plenamente as necessidades essenciais do seu motorista.

Por isso, o cockpit está dividido em duas áreas bem distintas: condução e bem-estar, sendo esta última composta por uma casa de banho equipada com duche, cama individual, frigorífico, bar com máquina de café e cozinha com máquina de lavar roupa.

Na decoração, a marca buscou inspiração nas florestas de bambu da China, aplicando materiais como os tecidos de toque suave, plásticos sustentáveis e componentes a partir de grãos de bambu.

No posto de condução, o Homtruck adota um banco com design ergonómico, dispondo de assistente inteligente (IA), associado a um sistema de camaras 360º que alertam o condutor para tudo o que se passa em torno do veículo, esteja este parado ou em movimento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.