Robô da Tesla dá sinal de vida

24/01/2023

No ano passado, durante o “AI Day” da Tesla, Elon Musk o primeiro protótipo funcional do robô que irá substituir humanos em trabalhos perigosos, difíceis ou repetitivos. Mas, daí para cá, nenhum sinal de vida…

Na altura, o Optimus estava ainda longe daquilo que foi idealizado pelo fundador da marca norte-americana de elétricos, e que a ser produzido em massa vai custar abaixo de 20.000 dólares, menos do que qualquer carro da empresa.

A promessa foi então de ter o robô a andar “num par de semanas”, mas ficou por cumprir até hoje.

O primeiro sinal de vida, depois da apresentação em novembro foi este vídeo, que destaca as evoluções operadas nos atuadores, componentes críticos de um ‘bot’, que Elon Musk agora diz que será “incrível dentro de 5 a 10 anos”…

Nos antípodas da obra feita, a Boston Dynamics, subsidiária do Grupo Hyundai, que continua a exibir os seus robôs em manobras umas mais impressionantes que outras.

Depois das danças e dos exercícios coreografados, a empresa ainda com sede no estado norte-americano do Massachusetts publicou recentemente o vídeo que mostra a sua máquina humanoide de nome Atlas a trabalhar num andaime.

Tão real, que assusta.