Sabe quanto tempo demora por ano a sentar os miúdos no carro?

09/01/2022

Entre os que levam na desportiva e os que se irritam ao ponto de dizer palavrões, são poucos os que conseguem evitar atrasos. Sabe quanto demora a sentar os miúdos nas cadeirinhas?

Quem tem crianças à sua responsabilidade sabe que sair de casa é apenas uma parte do desafio de todos os dias. Depois das idas à casa de banho no último segundo, calçar e apetrechar com os brinquedos adequados à ocasião, ainda falta o mais difícil: entrar no automóvel e sentar em segurança nas cadeirinhas. Uma rotina a que os adultos dedicam, em média, 96 horas por ano!

Exatamente, quatro dias inteiros (!), de acordo com um estudo realizado pela Seat em três países europeus, Espanha, Alemanha e Reino Unido.

Atrasados pelo menos uma vez por semana

De acordo com o estudo, 41% dos pais afirmam que cumprir essa rotina é mais difícil com crianças entre os dois e os três anos. E, nestas idades, o processo faz com que mais de metade dos pais (55%) se atrasem no caminho para o trabalho pelo menos uma vez por semana. Destes, em 45% dos casos, a frequência dos atrasos é superior a uma vez por semana e 21% admitem que se atrasam todos os dias.

Nas situações de maior stress, em Espanha, mais de metade dos pais admite que às vezes soltam uma asneira em voz alta a meio da tarefa, e 15% fazem-no com frequência – 42% dos alemães dizem palavrões de vez em quando enquanto colocam os seus filhos no veículo.

Simplifique

Como tornar o processo de entrada no automóvel mais rápido? Simplifique, na maioria dos casos o que resulta é o velho truque dos incentivos: ouvir as músicas favoritas, prometer uma recompensa na chegada ao destino, deixar o tablet para assistirem aos seus programas favoritos. Espanha é o país onde as recompensas são mais comuns, com quase três quartos dos pais a recorrer a elas. Na Alemanha, por outro lado, 60% admite estas táticas, e apenas pouco mais de 25% no Reino Unido.

Boa notícia: 96% dos inquiridos admitem que gostam de viajar de automóvel com os seus filhos. A maioria diz que o que mais gostam nas viagens em família é poder conversar com eles, cantar músicas juntos e ouvir as suas inocentes e bizarras observações sobre o mundo.