Sabe quem é o maior fabricante de pneus do mundo? Não é nenhum dos que está a pensar…

07/09/2022

Quando pensamos em quem poderá fabricar mais pneus globalmente, facilmente pensamos em marcas como a Bridgestone ou a Michelin, que produzem anualmente milhões de unidades.

 

Mas na verdade existe uma empresa insuspeita, que ainda é capaz de produzir mais pneus do que as duas marcas combinadas. Estamos a falar da marca de brinquedos dinamarquesa Lego, que celebra este ano o seu nonagésimo aniversário, e é de longe o maior fabricante de pneus a nível mundial. De facto, a empresa produz quase mais 100 milhões de pneus do que a Michelin, que ocupa o segundo lugar.

De acordo com o Guinness World Records, a produção da Lego atingiu o pico em 2010, quando a companhia chegou aos 381 milhões de pneus. Desde então detém o recorde de maior fabricante com o maior volume de produção de pneus para brinquedos.

Atualmente a produção anda à volta dos 306 milhões anualmente, e destinam-se a modelos como o a carrinha Pão de Forma da VW, o McLaren Senna, ou a moto BMW M 1000 R.

Em que medida estas miniaturas de pneus podem ser comparados com os que equipam os automóveis reais? O Guinness World Records refere que: “os pneus da Lego preenchem todos os requisitos de um pneu real”, e acrescenta que “a composição da borracha utilizada poderia servir perfeitamente para um automóvel normal”.