O salão automóvel mais influente da Europa, o Geneva International Motor Show (GIMS), irá regressar em novembro de 2023, de acordo com o anunciado hoje pela organização do evento. Mas, pela primeira vez, fora do Velho Continente.

A famosa exposição helvética vai mudar-se para o centro de convenções e exposições de Doha (DECC), no Qatar, não se realizando na sua localização habitual, no complexo Palexpo, em Genebra, na Suíça.

Para este ano, o GIMS estava planeado num formato diferente, com dois eventos distintos, um primeiro entre os dias 14 e 19 de fevereiro, na Suíça, e um outro, em novembro, em Doha.

Contudo, “devido às incertezas na economia global e na geopolítica, bem como aos riscos relacionados com o desenvolvimento da pandemia”, os organizadores optaram por realizar apenas o segundo evento no Médio Oriente, que ficará conhecido como “Geneva International Motor Show Qatar”.

“Fizemos tudo o que é possível para garantir que pudéssemos receber o GIMS 2023 em Genebra em fevereiro. O formato e o projeto do evento foram muito bem recebidos. Mas no final os riscos pesaram mais do que as oportunidades”, explicou Maurice Turettini, presidente da comissão permanente do Salão Automóvel de Genebra.

Já Sandro Mesquita, CEO do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, acrescentou: “Nestes tempos de incerteza, muitas marcas não estão em condições de se comprometerem a participar na exposição na Europa no inverno. Depois de avaliar todos os elementos, ficou claro para a fundação que o Salão 2023 não pode ocorrer em Genebra como planeado”.

O GIMS realizou-se, pela última vez, em 2019, sendo em que, 2020, os organizadores criaram uma versão do evento online. Já em 2021, o evento foi novamente cancelado, enquanto, já em 2022, foi anunciado o seu adiamento para 2023.