M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Saleen não é muito conhecida na Europa, mas qualquer fã de carros desportivos vai querer prestar atenção a este regresso da marca americana, que tem planeado um novo modelo com a qual pretende desafiar o poderio das marcas europeias na criação dos automóveis mais rápidos e mais espetaculares do mundo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Saleen S1 marca o regresso de Steve Saleen aos seus próprios modelos. Saleen começou a fazer tuning ao Ford Mustang em 1983, e a marca americana gostou tanto das preparações que deixou o empresário da Califórnia construir os seus próprios Mustang diretamente. Anos mais tarde, Saleen construiu o seu próprio supercarro, o S7, que foi usado amplamente em desporto automóvel. Miguel Ramos e Pedro Matos Chaves foram campeões de Espanha em GT, em 2001, e Pedro Lamy ganhou a Le Mans Series com outro exemplar, em 2006.

Steve Saleen foi o obrigado a recomeçar a sua empresa do princípio, depois de ter perdido o controlo para investidores mais interessados em controlo que em qualidade. Mas agora tem parceiros mais alinhados com os seus objetivos, resultando na Jiangsu Saleen Auto. Ltd., que vai produzir 1500 unidades do S1 na China, para serem vendidas por todo o mundo. O S1 deverá utilizar um motor de 450 cv, ao preço de entrada de um Porsche 911, mas com potência a aproximar-se do Ferrari Portofino. Vai ser capaz de atingir os 100 km/h, em 3,5 segundos, graças a um chassis de fibra de carbono que mantém o peso nos 1220 kg.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.