Seal-U EV e DM-i Design Híbrido plug-in: Dupla de ataque da BYD

15/07/2024

A BYD continua a sua ofensiva no mercado nacional, crescendo tanto no número de concessões, como de vendas e de modelos. A chegada dos novos SUV Seal U é mais uma frente de ataque que se abre e logo com dois ponta-de-lança: a versão 100% elétrica (EV) e uma inovadora variante Híbrida plug-in (DM-i).

 

A BYD pretende fechar 2024 com cerca de 10 milhões de unidades vendidas a nível mundial, mas a Europa representa pouco mais de 1,5% destas matrículas. Mas isto não impede o gigante chinês de continuar a apostar no velho continente e, em particular, no mercado nacional, onde, por sinal, tem tido um sucesso assinalável. Para manter esta curva ascendente nas vendas, a Build Your Dreams continua a expandir o seu portfólio de propostas. O modelo mais recente em Portugal é o Seal U, um SUV de dimensões generosas (4,785 metros de comprimento) que tem o argumento extra de, pela primeira vez no mercado nacional, disponibilizar uma variante híbrida plug-in.

Começando pela versão 100% elétrica, que partilha muito dos componentes com a berlina congénere (incluindo a plataforma 3.0), está disponível, também ela, em duas variantes, embora ambas com 214 cv. O Seal U Comfort, com uma bateria de 71,8 kWh de capacidade e uma autonomia estimada de 420 km (ciclo WLTP combinado) e o Seal U Design, com uma bateria de 87 kWh e uma autonomia de 500 km (WLTP combinado). Em termos de preços, a versão Comfort está disponível por 42 290€ e a Design por 45 790€.

Em relação a carregamentos, ambas as versões permitem carregar em AC 11 kW (trifásico) e, em DC, o Comfort pode ser carregado a 115 kW e o Design a 140 kW.

Aposta no DM-i, um híbrido plug-in

Ainda que em Portugal seja reconhecida pelos automóveis 100% elétricos, a BYD é uma das pioneiras a nível mundial na tecnologia PHEV, tendo lançado em 2008 o F3DM, o 1º híbrido plug-in produzido em massa. Assim, é com naturalidade que o novo Seal U seja proposto numa variante híbrida plug-in que a marca convencionou designar DM-i (Dual Mode). Combinando motores térmicos de elevada eficiência (43%) com motores elétricos, o Seal U DM-i também está disponível em duas variantes: Boost e Design. A primeira recorre a um motor térmico atmosférico com 95 cv de potência e 112 Nm de binário, a segunda a um motor 1.5 turbo com 108 cv e 135 Nm. A bateria é de 18 kW de capacidade, o que garante uma autonomia em modo EV de cerca de 80 km, e a potência combinada do primeiro é de 214 cv e a do segundo, com um motor elétrico por cada eixo (4WD), é de 324 cv.

Em termos de funcionamento, este PHEV pode trabalhar em modo 100% elétrico (EV), em série e em paralelo. Em série, o motor de combustão serve apenas como gerador e é o motor elétrico que se encarrega da locomoção das rodas. No funcionamento em paralelo, o motor elétrico move as rodas e, dependendo das solicitações do acelerador, o de combustão também pode ajudar. Por fim, em termos de preços, o novo Seal U DM-i Boost está disponível por 40 169€, enquanto o mais potente Design chega aos 46 168€.

Dados técnicos do BYD Seal-U DM-i Design

  • Motor 1.5T + 2 EV (1 por eixo)
  • Bateria 18,3 kWh
  • Potência 238 kW (96 kW ICE + 150 kW + 120 kW)
  • Binário 550 Nm
  • Tração Integral
  • Comprimento 4775 mm
  • Largura 1890 mm
  • Altura 1670 mm
  • Bagageira 425 litros
  • Consumo 1,2 l/100 km
  • Autonomia 70 km EV – 870 km (EV+ICE)
  • Aceleração 0 a 100 km/h 5,9 segundos
  • Velocidade máxima 180 km/h (limitados eletronicamente)