Segunda geração do VW Phaeton estava pronta, mas foi cancelada

03/08/2022

Poucas vezes um construtor revela os detalhes e história de projetos cancelados, mas a Volkswagen quebrou e mostrou o sucessor do topo de gama Phaeton, que tinha o seu processo de desenvolvimento já praticamente concluído antes de ser cancelado pela marca alemã.

Há 20 anos, a Volkswagen deu um passo arrojado ao entrar num segmento até então inédito para si, o das berlinas de grande porte e de representação, com o Phaeton, nascido em 2002 como um automóvel de luxo e de elevado conforto, alta tecnologia e impressionante qualidade de construção.

Além do que representou para a marca em termos de automóvel em si, o Phaeton teve também o condão de abrir o caminho para outros produtos premium como o Touareg e o Arteon. A sua despedida deu-se em 2016 quando o Conselho de Administração da marca decidiu descontinuá-lo a favor de um realinhamento sistemático com foco na mobilidade elétrica – embora o sucessor com o nome do projeto Phaeton D2 já estivesse em fila de espera.

O Phaeton D2 resultou de num processo de seleção interno para se escolher de entre quatro concept cars diferentes. O design produzido por Marco Pavone, Chefe do Design Exterior, e Tomasz Bachorski, Chefe do Design Interior, foi o escolhido, repleto de detalhes desportivos com um interior de alta qualidade. O protótipo bastante próximo do modelo de série, baseado na plataforma modular longitudinal (MLB), foi então construído para a decisão final do Conselho de Supervisão. No entanto, uma vez que todas as energias estavam concentradas e alinhadas para a mobilidade elétrica da Volkswagen, foi decidido não se prosseguir com o automóvel de luxo.

Tecnologicamente, o Phaeton foi sendo atualizado ao longo dos anos, com quatro melhorias do modelo, que foram introduzidos entre 2007 e 2014. Incluíram novas características tais como um sistema de multimédia com ecrã tátil, travões de carbono-cerâmica para o W12, sistemas de assistência tais como o Rear Assist, Side Assist e ACC melhorado, Visualização Dinâmica de Sinalização Rodoviária baseada em câmaras e controlo avançado dos máximos em estrada. O grande facelift de 2010 trouxe um novo visual às partes dianteira e traseira, que foi especialmente popular entre os clientes na China.