Seixal já dispõe de 300 trotinetes elétricas partilhadas em circulação

29/07/2022

As trotinetes são da Bolt e, ao abrigo de um protocolo assinado com a Câmara Municipal do Seixal, serão usadas em regime piloto durante um ano.

O concelho do Seixal conta, desde o dia 8 de julho, com 300 trotinetes elétricas partilhadas em circulação, estando distribuídas por 26 locais em todo o município.

Os veículos são propriedade da empresa de mobilidade Bolt, tendo esta iniciativa sido possível devido a um protocolo assinado com a Câmara Municipal do Seixal que prevê a sua circulação em regime piloto durante um ano.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que “o concelho do Seixal está no bom caminho rumo a um município sustentável, do ponto de vista ambiental, no âmbito da nossa estratégia de descarbonização e na qual a micromobilidade assume um importante papel”.

Os utilizadores podem desfrutar destas trotinetes por um preço promocional, durante os primeiros 15 dias.

O desbloqueio das trotinetes é gratuito. Para as utilizar, a condição é ter mais de 18 anos, descarregar a aplicação da Bolt disponível para iOS ou Android e seguir os passos para poder começar a viagem.

As trotinetes estão equipadas com localizadores GPS, que permitem visualizar no mapa da aplicação todos os locais do concelho onde se pode deixar estes veículos, procurando contribuir desta forma para evitar que estes se tornem obstáculos para os peões.

Esta é uma medida inserida no Plano de Ação para a Energia e Clima Sustentável e no acordo Cidade Verde, tendo em conta a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em alinhamento com o Plano de Mobilidade e Transportes do Concelho do Seixal.

Esta medida vem também ao encontro do estatuto de “Smart City” ou “Cidade Inteligente”, iniciativa da Associação Nacional de Municípios à qual o Seixal aderiu em 2016 e em que se compromete a utilizar a tecnologia para a criação de melhores serviços públicos, melhor utilização dos recursos e menor impacto ambiental, projetando-se como uma cidade criativa e sustentável.