Vermelho, amarelo, verde e… branco! Semáforos podem vir a ter mais uma luz, que significa que deve seguir o carro à sua frente… sem condutor.

Desde que foram inventados, em 1910, os semáforos tornaram-se parte integrante da paisagem urbano e ferramentas muito úteis para impor alguma ordem ao caótico tráfego automóvel na urbe. Mais de um século depois, os sinais luminosos como os conhecemos podem ter os dias contados com a chegada em massa dos carros autónomos. De acordo com engenheiros da Unidade Estatal da Carolina do Norte (IEEE), nos EUA, no futuro os semáforos podem contar com uma quarta luz branca que avisa os condutores para seguirem o carro autónomo à sua frente.

“A luz vermelha ainda significa que tem de parar. As luzes verdes ainda significarão que tem de avançar. E as luzes brancas dirão aos motoristas humanos para simplesmente seguirem o carro à sua frente”, afirmou o engenheiro Ali Hajbabaie no site da universidade norte-americana.

Basicamente, a ideia é adicionar a denominada “white phase” [fase branca], em que os veículos autónomos que comunicam entre si e o sistema que controla o semáforo, determinam o fluxo do trânsito. A luz branca será ativada quando um número suficiente de carros se perfila no cruzamento.

Os testes de simulação realizados indicam que a “fase branca” pode reduzir os tempo de viagem entre os 3,2% e 94,06%.

“Se os veículos autónomos estiverem presentes, o sistema melhora ainda mais o fluxo do trânsito. Isto também reduz o consumo de combustível porque há menos trânsito de pára-arranca. Em terceiro lugar, quanto maior a percentagem de veículos num cruzamento com “white phase”, mais rápido o trânsito passará pelo cruzamento e melhores serão os valores de consumo de combustível”, explicam os responsáveis pela pesquisa.