M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O que é que o construtor automóvel Ford e o construtor aeronáutico Lockheed Martin têm em comum? Ambos produzem um veículo chamado Raptor, e os dois Raptors têm uma imagem icónica nos seus respetivos segmentos, o F-22 Raptor como avião-caça, e o Ford F-150 Raptor como pick-up de alta performance. Agora, imagine se os dois fosse um só.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Ford imaginou e resolveu criar um exemplar único. O Ford F-22 Raptor foi criado para ser vendido em leilão, com os lucros a irem para programas de juventude organizados pela EAA (Associação de Aeronaves Experimentais, baseada no interior dos Estados Unidos). Foi o próprio departamento de design da Ford que redesenhou a sua famosa pick-up para ficar com elementos visuais inspirados no avião F-22.

A mecânica do Raptor, já de si exclusiva, foi melhorada ainda mais para este modelo especial. O motor 3.5 V6 biturbo, que já tem 450 cv de potência no modelo de série, recebeu modificações no intercooler e nos turbocompressores, enquanto a suspensão e travões foram melhorados, foram instaladas jantes especiais e um novo sistema de iluminação apropriado para andar em terrenos difíceis à noite.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.