Pela primeira vez em sete anos, o Volkswagen Golf não é o carro mais vendido da Europa. O popular modelo familiar da marca germânica tinha vindo a liderar a tabela dos mais procurados no Velho Continente ao longo dos últimos anos, mas em março, de acordo com a JATO Dynamics, o Golf foi batido por um outro velho nome do mercado automóvel, o Ford Fiesta.

Com o mercado europeu a registar em março de 2017 uma fase particularmente positiva, conseguiu-se um aumento de 10,8% nas vendas em comparação com o período homólogo, o que corresponde a um total de 1.93 milhões de unidades comercializadas nesse mês, sendo mesmo o melhor mês de março alguma vez registado.

Com este resultado, o mercado europeu ultrapassou os Estados Unidos da América (EUA) para se tornar no segundo mercado mundial em março.

Fiesta máxima

Contudo, se o aumento das vendas é um facto notório, também o é a chegada do Fiesta ao primeiro lugar da tabela de vendas da Europa, tendo vendido em março um total de 47.263 unidades, enquanto do Golf foram matriculadas ‘apenas’ 46.795 unidades. Para Felipe Muñoz, analista da JATO Dynamics, esta mudança no topo da tabela tem justificações diversas, a começar “pelo facto de que o Golf também está a experimentar uma acalmia nas vendas na medida em que o stock de modelos pré-facelift vai-se reduzindo”.

Recorde-se que o Golf sofreu recentemente uma renovação de gama, pelo que existe uma fase de transição entre os dois modelos que naturalmente ajudam a explicar esta situação e que, dentro em breve, irá também afetar o Fiesta.

Mas Muñoz aponta ainda o “programa de incentivos da Ford, que tem sido mais agressivo em comparação com o da Volkswagen. Além disso, tem havido um abrandamento geral do registo de Diesel no continente, o que tem tido um efeito notável no Volkswagen Golf, mas que tem deixado os segmentos mais baixos, onde o Fiesta se enquadra, relativamente imune”.

Ou seja, a mudança deverá ser apenas temporária, tanto mais que “o novo Golf deverá revigorar as vendas” do modelo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.