Silverstone Auctions leiloa colecção de sete Lotus Elan especiais

22/01/2023

O Lotus Elan foi lançado em 1962 e foi o primeiro automóvel da marca a utilizar o icónico chassis backbone com uma carroçaria em fibra de vidro, tudo para atingir o mínimo peso possível, filosofia seguida por Colin Chapman, fazendo com que o Elan pesasse apenas 680kg.

Além disso, o Elan era todo ele tecnologicamente avançado para época equipado com o motor de quatro cilindros em linha e duas árvores de cames à cabeça, travões de disco às quatro rodas, direcção de pinhão e cremalheira e suspensão independente nas quatro rodas.

A produção continuou até 1973 ao longo de várias séries distintas. O primeiro modelo lançado foi o Elan 1500, mas após 22 exemplares construídos o motor foi alargado e passou a ser conhecido por Elan 1600. Em 1964 entra em cena o Elan S2 e, logo após um ano, chega o Elan S3 com a particularidade de passar a estar disponível com carroçaria fechada. Em 1968 chega o Elan S4 e, por fim, em 1970 é lançado o Elan Sprint.

No próximo dia 25 de Fevereiro, a Silverstone Auctions irá levar a leilão, num evento organizado aquando o Race Retro, uma colecção de sete Lotus Elan muito especiais dos quais iremos falar de seguida individualmente. Foram todos reunidos por Deryck Norville um antigo engenheiro da Cosworth, que os seleccionou cuidadosamente.

-Lotus Elan S3 Drophead Coupe (1966) – Diana Rigg / Emma Peel (The Avengers)

 

Este é o Elan mais famoso do mundo, pois foi utilizado em 19 episódios da série britânica “The Avengers” por Emma Peel, personagem interpretada por Diana Rigg. No final da sexta temporada este Elan na cor Opalescent Blue foi-lhe oferecido. Posteriormente, como Diana aprendeu a conduzir apenas para a série, deu-o a uma amiga. Voltou para o Reino Unido para integrar o espólio do Cars of the Stars Museum até este fechar as portas em 2011, altura em que foi adquirido pelo Miami Auto Museum, tendo retornado ao Reino Unido novamente.

-Lotus Elan S3 (1966) – Peter Sellers

Este Elan foi adquirido novo pelo actor e comediante Peter Sellers em 1966, mantendo-o até 1969. Foi submetido a um grande restauro quando adquirido por Norville, não sendo utilizado desde então.

-Lotus Elan S3 SE (1968) – Rob Walker

Rob Walker nasceu no seio da família conhecida pela produção do whisky Johnnie Walker e fundou a equipa de competição automóvel da empresa, competindo nos anos 50 e 60, inclusivamente na Fórmula 1 com pilotos como Stirling Moss. Além da equipa de competição R.R.C. Walker Racing Team também geria um concessionário, com o nome R.R.C. Walker, onde foi estregue este Elan, terminado na cor da Ford, Midnight Blue, a cor característica da equipa.

-Lotus Elan S4 Coupé (1968) – Keith Duckworth

Keith Duckworth foi o cofundador da Cosworth, daí o “worth” no nome da empresa. Este Elan foi-lhe oferecido pelo Team Lotus após a primeira vitória de um automóvel da equipa equipado com o motor DFV. Este automóvel também foi utilizado por Mike Costin, o outro fundador da Cosworth. É um dos primeiros Elan S4, pensa-se que será mesmo um dos protótipos, e foi resgatado por Norville que o restaurou por completo em 2017 por Ken e Neil Myers.

-Lotus Elan S4 FHC (1969) – Jochen Rindt

Este Elan, na cor French Blue, foi o presente que o piloto Jochen Rindt recebeu no final do Grande Prémio da Alemanha de 1970, pela sua quarta vitória consecutiva e quinta da época para o Team Lotus. Infelizmente, o piloto iria falecer dois Grande Prémios depois, nos treinos para o GP de Itália, ainda assim venceu o campeonato. O Elan foi submetido a um restauro, estando num estado igual a novo.

-Lotus Elan Sprint Drophead Coupe (1971) – Ron Hickman

Ron Hickman foi designer da Lotus, responsável pelos Lotus Elite, Elan, Elan +2 e Europa. Chegou à Lotus em 1956, após se ter encontrado com Colin Chapman no Earls Court Motor Show, no entanto, iria sair em 1967 para perseguir outros projectos. Este Elan esteve na sua posse e da qual gozou da sua reforma em Jersey. Foi submetido a um restauro completo em 1997, permanecendo com Hickman até à sua morte em 2011, mas a família manteve-o até Março de 2021, quando foi adquirido por Norville.

-Lotus Elan Sprint (1975)

Este Elan Sprint não teve nenhum proprietário famoso, mas é bastante importante para a história do modelo, pois foi o último Elan Sprint registado no Reino Unido. Foi encomendado em forma de kit por Ken Myers, que geria um concessionário da marca, com o intuito de o oferecer ao seu filho Neil no aniversário dos 18 anos. Isso nunca aconteceu e o Elan seria vendido a um casal que o manteve por 39 anos. Neil Myers acabaria por “meter as mãos” neste Elan, quando Norville lhe concedeu o automóvel para restaurar.