Skoda quer “explorar mais” o mercado elétrico, mas sem curtos-circuitos

24/09/2022

“Explore More” é o lema da Skoda para o futuro. Em entrevista, Klaus Kellmer, CEO da marca assume que, a partir de 2025, pretende começar a lucrar “a sério” com os veículos elétricos. O concept Vision 7S é a projeção dos próximos anos.

 

“Explore More”. O lema da Skoda para o futuro não podia ser mais ousado e inspirador. Explorar mais. Mas, num mundo mergulhado numa crise profunda, e numa indústria automóvel a procurar os caminhos mais curtos para a eletrificação total das gamas, o perigo de um “curto-circuito” é real. Será que, neste contexto, “explorar mais”, também significa arriscar mais? Na conferência onde foi apresentada a nova imagem e o concept-car Vision 7S, espelho das inovações tecnológicas da marca, realizada em Praga, na capital Chéquia, Klaus Zellmer, CEO da Skoda Auto não fugiu à pergunta. “Acredito que não se trata tanto de riscos, mas de entusiasmo. Se pensarmos no que nos dá prazer, no dia a dia, seja surf, ski, parapente, tudo envolve um certo risco. É excitante, mas, por vezes, também envolve riscos. Mas ‘explore more’ é algo que podemos tirar da sociedade. Sentimos que as pessoas querem estar mais próximas da natureza, mais próximas da família, querem ser mais sustentáveis. É dessa forma que vemos a filosofia da Skoda”.

 

Lucros com eletrificação

Evidente nesta apresentação foi a forte aposta do fabricante checo na eletrificação dos seus modelos. Basta referir que tem três novos a caminho já em 2026. Mas não se ficará por aqui. Além de um veículo pequeno, existem planos para um SUV compacto e um SUV familiar de sete lugares – o já referido estudo conceptual Vision 7S.

O objetivo “é atingir uma quota de modelos totalmente elétricos na Europa superior a 70% até 2030”, garantiu o CEO. Questionado sobre quando começará a Skoda a obter retornos significativos do forte investimento na eletrificação, Klaus Zellmer não usou meias palavras. “Na verdade, somos já lucrativos neste momento em que falamos. Mas são limitados por causa da crise atual. Além disso, a aposta elétrica envolve investimentos maiores. Temos como missão aumentar estes lucros e pensamos que, na segunda metade desta década, começaremos a consegui-los. Será o ponto de viragem”, afirmou.

E serão os tradicionais clientes dos modelos a combustão interna da Skoda os mesmos dos elétricos? “Não queremos irritar os clientes atuais. Nestes modelos elétricos eles vão encontrar simplicidade, ideias claras, design, tecnologia e performance. Queremos que eles digam ‘hey este é o meu carro’. Mas, ao mesmo tempo, queremos ver novos clientes, fazer com que venham até nós por verem o quão atraentes e eficientes são os novos modelos”, sublinhou.

Na fase de transição para a mobilidade elétrica, a marca está ainda a reforçar a sua carteira de produtos equipados com motores de combustão altamente eficientes e revelará a nova geração Superb e Kodiaq no segundo semestre do próximo ano. A atualização do Octavia será em 2024.

Imagem e sustentabilidade

Outro dos pontos fortes da apresentação em Praga foi a nova linguagem de design para a era elétrica e digital que será gradualmente implementada a partir do próximo ano.

Em poucas palavras, pode descrever-se esta como uma aposta em linhas claras e minimalistas que realçam a simplicidade e o valor dos novos modelos Skoda. Os elementos característicos da nova linguagem estilística incluem a nova secção dianteira com a chamada Tech-Deck Face e materiais sustentáveis no interior.

 

O novo logótipo da marca já não utiliza gráficos 3D esculpidos. Uma resposta da Skoda a uma mudança crescente nas atividades de marketing. A identidade corporativa foi também revista. Em termos de cor dos modelos, assentará em duas tonalidades diferentes de verde – Emerald e Electric Green – que representam ecologia, sustentabilidade e eletromobilidade.

A sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor, de resto, foi outro dos temas abordados. A empresa está empenhada na utilização de eletricidade proveniente de fontes renováveis. Em Mladá Boleslav, a produção de baterias diretamente na fábrica assegura curtas distâncias de transporte, com o fabricante de automóveis a utilizar dois camiões elétricos para este fim. E a partir de 2030, as fábricas checas e indianas irão fabricar automóveis com zero emissões líquidas. A fábrica de Vrchlabí está a liderar o caminho, uma vez que já é neutra em CO2 desde 2020.

“Vision” para sete
Todas as novidades da Skoda encontram, porém, reflexo no Vision 7S. “Com este estudo conceptual, estamos a dar uma antevisão específica de um modelo inteiramente novo da Skoda que irá completar o topo da nossa oferta de produtos e da nossa base de clientes”, afirmou o CEO.

O Vision 7S oferece a primeira antevisão específica de um modelo totalmente novo da marca e mostra a nova linguagem de design da marca. O SUV 100% elétrico oferece um espaço generoso para até sete passageiros e inúmeros detalhes verdadeiramente inteligentes, complementando o topo do portfólio de produtos e da base de clientes do fabricante de automóveis. O estudo conceptual baseia-se na plataforma MEB – Modular Electrification Kit do Grupo Volkswagen – e dispõe de uma bateria de 89 kWh. Isto proporciona uma autonomia máxima superior a 600 quilómetros no ciclo WLTP.

Com o Vison 7S e o trio de modelos totalmente elétricos, a lançar nos próximos três anos, a Skoda quer colocar-se “numa posição ainda mais forte para a década da transformação”. Além disso, “investiremos um total de 5,6 mil milhões de euros em mobilidade elétrica e mais 700 milhões de euros em digitalização nos próximos cinco anos, assegurando assim a viabilidade futura da empresa e dos postos de trabalho”, garantiu a mesma fonte.