Publicidade Continue a leitura a seguir

Slootmotor, a moto que só precisa de água suja para andar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Água estagnada de uma charca, de um poço ou de um rio é tudo o que é preciso para fazer esta moto andar…

O engenheiro Gijs Schalkx, inventor da Slootmotor, encontrou a fórmula certa para extrair o metano que serve de combustível para a sua inovadora moto. Qualquer charco, lago ou lagoa com águas paradas e vegetação em abundância no fundo pode ser convertido numa estação de combustível improvisada para este veículo.

Schalkx utiliza uma garrafa com um flutuador que captura o metano, ao remover o que está no fundo de um charco. Depois, recorre a uma bomba manual para levar o metano ao tanque que está instalado na traseira da moto.

Com este sistema, o Slootmotor não é um veículo livre de emissões, já que converte metano em CO2, para poder circular. Mas sendo o metano um gás bastante mais contaminante, em boa verdade pode considerar-se uma solução ecológica.

De prático é que não tem rigorosamente nada: Schalkx diz que tem de molhar-se até à cintura em charcos e riachos de água suja, e demora mais de 8 horas para recoletar o metano suficiente para circular… 20 quilómetros!

De acordo com o inventor a ideia não foi criar um veículo funcional, mas uma fórmula que permite a cada um recoletar o seu próprio combustível, que elimina o metano da atmosfera, e nos torna independentes das «grandes corporações e das suas promessas de salvar o mundo”, afirma.