O SM, nascido no início dos anos 70, representou o auge da inovação automóvel francesa. Este grand tourer foi um verdadeiro concentrado de tecnologia. O seu estilo aerodinâmico, concebido por Robert Opron, era simultaneamente elegante e vanguardista. Sob o capot, um potente V6 oferecia um desempenho excecional em estrada. Mas o que realmente fazia do SM um automóvel notável era a sua suspensão hidropneumática, herdada do DS, que lhe conferia um conforto de condução inigualável e uma aderência à estrada exemplar. O SM continua hoje a ser um modelo de culto, desejado por colecionadores de todo o mundo. A sua combinação única de conforto, performance e inovação faz do SM uma verdadeira lenda automóvel.
Se o SM causou um grande impacto, foi também graças ao seu interior luxuoso e minucioso. Os materiais de alta qualidade, a construção de grande precisão e a ergonomia apurada criaram uma atmosfera particularmente requintada no interior. O painel de bordo, com os seus instrumentos circulares e o seu volante característico, era simultaneamente funcional e estético. O SM estava também muito bem equipado para a época, incluindo bancos elétricos, ar condicionado e direção assistida. Para além do seu carácter dinâmico, o SM era um automóvel capaz de oferecer um conforto de primeira classe aos seus ocupantes.
Frédéric Soubirou, Diretor de Design Exterior da DS Automobiles, afirma: “Inspirámo-nos no estudo de vários exemplares SM, incluindo os protótipos e os dois SM presidenciais. Tinham uma característica marcante, como uma assinatura. Davam a impressão de voar na estrada, eram muito ‘aéreos’”.
Esta leveza, que sugere dinamismo e eficácia, reflete-se na silhueta esbelta e musculada do SM Tribute. A relação direta é fortemente caracterizada por uma frente icónica e um perfil dominado por um longo capot.
“Acrescentámos-lhe alguns símbolos muito atuais do nosso trabalho”, prossegue Frédéric Soubirou.
O look bicolor alargado foi trabalhado em torno de uma reinterpretação da cor Gold Leaf que figurava na brochura de 1971, com um verniz acetinado trabalhado com uma pátina artesanal e combinado com um preto especialmente colorido.
“Quisemos estabelecer pontes entre diferentes épocas: os anos 30, quando as marcas francesas de prestígio apresentavam carroçarias bicolores nos concursos de elegância, o ícone automóvel dos anos 70 que é o SM e os nossos designs atuais, com acabamentos como a pintura bicolor alargada, presente no ‘concept’ DS AERO SPORT LOUNGE. Este estilo tornou-se, de facto, uma imagem de marca dos designs da DS Automobiles”, afirma Vincent Lobry, Diretor de Design de Cores, Materiais e Acabamentos (CMF) da DS Automobiles.
O perfil mantém as linhas características do SM, conduzindo o fluxo de ar da frente para a traseira mais estreita. Atrás de duas grandes janelas, o painel traseiro é cortado ao meio e continua a fazer a parte traseira flutuar em forma de S. Naturalmente, as rodas traseiras são parcialmente revestidas com peças amovíveis.
Embora mantenha as proporções icónicas do SM, com um comprimento de 4,94 m (+ 3 cm) e uma altura de 1,34 m (+ 2 cm), o SM TRIBUTE ganha sobretudo em musculatura e presença, com uma largura de 1,98 m (+ 14 cm). Em busca de eficácia, a distância ao solo passa para 12 centímetros (-3,5 cm). O SM TRIBUTE assenta em grandes jantes de 22 polegadas embelezadas com inserções aerodinâmicas.
Interior mantém linguagem do SM de 1970
No interior, o design de 1970 foi também reinterpretado com a forma caraterística da parte superior do painel de instrumentos, bem como o desenho oval dos instrumentos. Fiel à alma vanguardista do SM, a visualização das informações é feita através de projeção e a “consola de ecrã” curva, ligada ao volante steer-by-wire, completa este conceito tão caro à marca. Sons e luzes envolvem os ocupantes.
“O design da parte superior do tabliê representava uma assinatura forte com uma faceta crossover implícita”, afirma Luc Quirin, Designer de Interiores da DS Automobiles: “Mantivemos esta abordagem baseada na identidade, incluindo os resultados dos nossos estudos. A visualização é feita por projeção, sem um ecrã. O ambiente é mais imersivo e, simultaneamente, menos restritivo para o condutor e os ocupantes”.
“O tratamento em couro gravado a laser nos painéis das portas evoca padrões inspirados nas artes decorativas. Esta tendência nasceu nos mesmos anos que os concursos de elegância. Os acabamentos em pérola remetem para os modelos atuais”, acrescenta Vincent Lobry, Diretor de Design CMF da DS Automobiles.
“Não se trata apenas de uma representação do SM”, conclui Thierry Metroz. “A equipa do DS DESIGN STUDIO PARIS gostou imenso de trabalhar num projeto ambicioso. Respeitámos a conceção original no seu espírito e nos seus pormenores. Fizemos uma transcrição e uma reinterpretação do SM. Mas como não é nosso hábito dissociarmo-nos dos nossos outros trabalhos, incluímos muitos detalhes relativos aos modelos da DS Automobiles e aos nossos projetos futuros.”
O SM TRIBUTE no “Chantilly Arts et Élégance”
Instalado num espaço de 120 m2 junto a um SM original, o SM TRIBUTE participará no “Concours d’Elegance” no dia 15 de setembro (próximo domingo).
A DS Automobiles já consta da lista dos vencedores do concurso mais prestigiado de França, através do DS E-TENSE, em 2016. No evento anterior, o DS E-TENSE PERFORMANCE fora galardoado com o “Prémio Inovação” e vários modelos do passado da DS Automobiles foram igualmente premiados no “Concours d’État”, nomeadamente o SM MYLORD (dois troféus) e o DS 19 LA CROISETTE (um troféu).
Para este ano, o SM TRIBUTE terá a companhia de um vasto conjunto de exemplares SM expostos na “Collectors’ Village”. Os visitantes poderão ver ou reencontrar um SM OPERA de quatro portas, um SM MYLORD cabriolet, um SM de competição, que participou nas 24 Horas de Spa-Francorchamps de 1974, um SM PROTO já visto no “Rétromobile” de 2023, bem como outros SM, de diferentes cores, do Euro SM Club, graças à l’Aventure DS.