Só 40 pessoas no mundo podem ter este Lamborghini Urus especial

20/05/2023

Se não tem um Lamborghini de corrida na garagem, este Urus Performante “Essenza SCV12” não é para si!

Os automóveis mais exclusivos do mundo estão, normalmente, reservados às grandes fortunas, mas há modelos que nem todo o dinheiro do mundo pode comprar. É o caso deste Lamborghini Urus Performante, em edição especial dedicada ao Essenza SCV12 e reservado exclusivamente aos proprietários do hipercarro de corrida do qual se fabricante só 40 exemplares.

Apresentado em julho de 2020, o Essenza SCV12 foi concebido para utilização exclusiva em pista de competição, com soluções de engenharia inspiradas das corridas. Equipado com o motor V12 de aspiração natural utilizado no Aventador, pode atingir mais de 830 CV.

O Urus especial que o homenageia usa a base brilhante da versão Performante, que estreou um inédito modo de condução Rally, concebido para pisos de terra, e está equipada com o mesmo motor 4.0 V8 biturbo, mas com potência aumentada de 650 para 666 cv. A personalização é assegurada pelo departamento Ad Personam da Lamborghini, permitindo a cada cliente do Essenza SCV12 configurar de forma única o seu exemplar do “Super SUV”.

Entre os elementos exclusivos, destaca-se a utilização de elementos em fibra de carbono expostos com acabamento brilhante ou mate, no capot do motor, no tejadilho, mas também nas capas dos espelhos retrovisores e na moldura com o logótipo da marca entre os faróis de luz traseiros.

As cores também são criação exclusiva dos designers do Centro Stile da Lamborghini, com combinações de cores adaptadas aos pedidos específicos dos clientes, além de um esquema de cores de dois tons, originado pela combinação de todos os elementos de fibra de carbono. As cores da carroçaria e a decoração foram escolhidas exclusivamente com cada cliente e copiam as dos Essenza SCV12 que guardam nas suas garagens, incluindo o inconfundível número pintado nas portas.

De série, as jantes pretas são de 23″ e com acabamento brilhante e pinças pretas, embora os clientes possam escolher livremente o tipo e as cores das jantes e das pinças de entre as disponíveis.

O nome do proprietário gravado no interior

No interior, a combinação dos acabamentos em Alcantara, pele, fibra de carbono e alumínio sublinham a atmosfera racing, enquanto um conjunto de três emblemas destaca o cariz único do modelo: um à frente do passageiro dianteiro, com o logo e a silhueta do Essenza SCV12 de pista, outro alusivo ao 60º aniversário da Lamborghini e um terceiro com o número de série ou o nome do proprietário.

O mais desportivo da gama

O Urus Performante é a versão mais desportiva e de mais alta performance da gama “Super SUV” da Lamborghini, com motor V8 a debitar 666 CV de potência e 850 Nm de binário máximo. A marca anuncia 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e uma velocidade máxima de 306 km/h.

Estas características de performance permitiram ao Urus Performante estabelecer um recorde na categoria de SUV de produção no percurso da Rampa Internacional de Pikes Peak, cruzando a meta a uma altitude de 4.302 metros em 10:32.064, superando o tempo anterior em mais de 17 segundos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.