Sodecia e BPI lançam operação de financiamento sustentável no valor de 40 M€

19/03/2023

A operação de financiamento apresenta condições indexadas ao desempenho da Sodecia no que se refere à redução da pegada de carbono indireta do tipo GHG 2 (eletricidade consumida) e ao crescimento das vendas anuais de produtos destinados a veículos elétricos.

A Sodecia – Participações Sociais e o BPI formalizaram um Programa de Papel Comercial Sustainability-Linked no valor de 40 milhões de euros. A operação permite refinanciar um Programa de Papel Comercial existente entre o BPI e o Grupo Sodecia, convertendo-o em financiamento sustentável.

A operação foi integralmente organizada, montada e com garantia de subscrição pelo BPI. O pricing da operação encontra-se indexado ao desempenho da Sodecia em dois indicadores de sustentabilidade:

– redução da pegada de carbono indireta do tipo GHG 2 (eletricidade consumida);

– crescimento das vendas anuais de produtos destinados a veículos elétricos.

O BPI, enquanto assessor desta operação, reforça o seu papel de financiador de referência das empresas portuguesas, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade. Em 2022, o BPI mobilizou cerca de dois mil milhões de euros em volume de negócios sustentável, cumprindo 50% da meta inscrita no seu Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024.

A nível Internacional, o Banco reforça o posicionamento do Grupo CaixaBank em “Sustainable Finance”, através da consolidação da sua posição no mercado português, como um dos líderes em financiamentos sustentáveis.

Em comunicado, é ainda explicado que “o BPI e o Grupo CaixaBank estão absolutamente empenhados em apoiar, através da sua atividade de financiamento sustentável, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono”.

A Sodecia é um grupo industrial fundado em 1980 e que opera à escala mundial enquanto full service supplier no ramo automóvel. A empresa está presente em 14 países por diferentes regiões do mundo: Europa, África, América do Sul, América do Norte e Ásia Pacífico.