Estas gravações, realizadas no interior do habitáculo e no exterior do veículo, captam o inconfundível som Supercharged do motor V8 do F-TYPE. A Jaguar coloca-as à disposição da Biblioteca Britânica, para que pessoas em todo o Mundo possam desfrutar para sempre do som do último Jaguar desportivo com motor de combustão.
As gravações foram realizadas numa câmara semi-anecóica do Gaydon Engineering Centre, uma sala insonorizada que é utilizada para desenvolver e testar o requinte e a qualidade sonora dos veículos Jaguar. Foi nesta mesma sala que foi criado o som de escape original do F-TYPE. Nesta ocasião, foi selecionado um R 75 Coupé em Ligurian Satin Black, para criar as pistas de 30 e 47 segundos com várias passagens de caixa e acelerações.
Charles Richardson, Senior Sound Engineer, Jaguar, afirmou: “O som do motor V8 Supercharged do F-TYPE é totalmente único, graças ao trabalho meticuloso de otimização que realizámos para desenvolver todo o conjunto motor/transmissão, especialmente os sistemas de admissão e escape, que passaram por mais de 85 versões antes do lançamento do veículo e que têm estado em constante evolução desde então.
“O resultado do nosso trabalho é o som que ouvimos quando conduzimos o F-TYPE R 75 e queremos que as próximas gerações também o possa apreciar. Estamos, por isso, muito orgulhosos por o podermos conservar na Biblioteca Britânica”.
O som do motor V8 será conservado em instituições de diferentes países como símbolo do carinho sentido pelo famoso rugido da marca em todo o mundo.
Para a sessão de gravação, foi escolhido um F-TYPE R 75 Coupé 24MY, uma edição especial que presta homenagem à versão final do F-TYPE e aos 75 anos dos desportivos Jaguar. É disponibilizado apenas com tração integral e incorpora um motor V8 Supercharged de 5,0 litros com 575 CV e 700 Nm de binário para uma aceleração de 0 100 km/h de apenas 3,5 segundos e uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h.Cheryl Tipp, Curadora de Vida Selvagem e Som Ambiente na Biblioteca Britânica, acrescentou: “É um prazer poder preservar as gravações do motor V8 do F-TYPE para os entusiastas da Jaguar e para o público de todo o mundo. Agora que a produção deste motor está a chegar ao fim, o seu som único irá ocupar o lugar que merece nos arquivos nacionais, em conjunto com outros sons que já não existem”.
As faixas de 30 e 47 segundos começam com o arranque do motor, onde se reconhece instantaneamente o característico rugido inicial à medida que o regime aumenta, antes de regressar ao ralenti a 600 rpm, e as notas únicas dos oito cilindros proporcionam uma alusão subtil ao potencial de performance do veículo. De seguida, são simulados na câmara diferentes sons típicos do F-TYPE.
Sempre que o F-TYPE acelera, as válvulas do sistema de escape abrem-se para alterar o percurso dos gases de escape, e produzir o inconfundível rugido da experiência de condução do F-TYPE.
O público poderá ouvir nitidamente as passagens de caixa da transmissão Quickshift de oito velocidades, bem como o crepitar característico das suas quatro ponteiras de escape quando atinge o limite – uma componente chave do carácter visceral e orientado para o condutor do F-TYPE.