Não são apenas os problemas de abastecimento, a oferta ainda escassa ou o custo elevado que travam a transição dos motores térmicos para os elétricos; segundo uma sondagem do Automóvel Clube de Espanha, os automobilistas mais jovens não estão recetivos à tecnologia.

Dados de um estudo do Observatório de Condutores, realizado pelo Real Automóvel Clube de Espanha (RACE), indica que os condutores com menos idade não pensam mudar para um veículo de ‘zero emissões’ nos próximos tempos.

No estudo, um em cada cinco entrevistados revelou a intenção de comprar automóvel novo ainda este ano, mas a maioria pondera a aquisição de modelo equipado com motor de combustão: 57,1% dos inquiridos preferem motorizações a gasolina ou a gasóleo e 25% elegeram como primeira opção um veículo híbrido. Apenas 7,3% pensam comprar um elétrico puro.

Números que são ainda mais favoráveis aos sistemas de propulsão tradicionais quando se analisam apenas as respostas dos jovens entre os 18 e os 24 anos, em idade de adquirir o primeiro automóvel. Nesta faixa etária, 75% querem um Diesel ou um carro a gasolina, 11% pondera a compra de um híbrido e nenhum dos inquiridos mostrou intenção de escolher um veículo 100% elétrico.