Start-up relança Porsche 928 com motor de 400 CV

09/06/2022

Os franceses da Nardone Automotive vão fabricar uma série de unidades atualizadas do desportivo da década de 1970, com carroçaria em fibra de carbono, motor 400 cv e tecnologia moderna.

O 928 foi, de certa forma, um carro revolucionário para a marca de Estugarda, com a sua arquitetura de motor à frente, na versão inicial um V8 em alumínio desenvolvia 240 cv e, sobretudo, 350 Nm às 3 600 rpm. A estética deste GT novo na Porsche era também moderna e original, com os faróis redondos embutidos e o desenho do capôt e guarda-lamas a darem ares de 911 “familiar”. Agora, a Nardone Automotive, uma start-up francesa, prepara-se para trazer o icónico modelo de volta às estradas, com mais um empolgante projeto de “restomod”.

O 928 modernizado já está disponível para encomendas (a Nardone não revela preços), com as primeiras entregas a acontecerem apenas em 2024.

Sobre a base rolante conhecida do S4, os especialistas da empresa francesa criaram uma carroçaria em fibra de carbono ligeiramente mais larga, com elementos de estilo modernos, para diferenciação do original dos anos 70. Os para-choques foram totalmente redesenhados, as jantes em liga leve são exclusivas, com 18 polegadas, em vez das de fábrica com 16 polegadas, e com pneus Michelin Pilot Sport 5. Os faróis escamoteáveis também são novos, agora com quatro elementos gráficos em LED.

No interior, destaque para os revestimentos em couro Foglizzo e Alcantara, com apontamentos em metal escovado na consola central, que incorpora a unidade de comando do sistema de multimédia já compatível com Apple Carplay e com um sistema de som premium.

O motor V8 naturalmente aspirado conta com uma nova unidade de controlo para debitar 400 cv (mais 50 cv do que no modelo original). A caixa de velocidades é de seis velocidade (em vez de cinco), os travões maiores e um sistema de amortecimento adaptativo controlado eletronicamente estão entre os melhoramentos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.