Stellantis vai começar a montar baterias de estado sólido em 2026

27/10/2024

A Stellantis irá lançar uma frota de demonstração de veículos Dodge Charger Daytona novos em 2026, equipados com baterias de estado sólido da Factorial, o que, na perspetiva da Stellantis, “representa um passo importante na comercialização desta tecnologia promissora”. Esta frota de demonstração permitirá validar a tecnologia da Factorial e a avaliar o seu desempenho em condições de condução reais.

 

A Factorial fornecerá à Stellantis células baseadas na sua tecnologia patenteada de baterias de estado sólido FEST, que permite uma densidade energética específica e superior a 390 Wh/kg.

Esta iniciativa decorre do investimento de 75 milhões de dólares que a Stellantis fez na Factorial em 2021.

Sublinha a Stellantis que as baterias FEST da Factorial oferecem vantagens substanciais em relação às baterias de iões de lítio tradicionais, incluindo maior densidade energética, peso reduzido, melhor desempenho e a possibilidade de reduzir ainda mais o custo total do veículo ao longo do tempo. “Isto torna-as candidatas ideais para alimentar a próxima geração de veículos elétricos”, refere o fabricante.

A Stellantis selecionou a plataforma multienergia STLA Large para esta tecnologia devido à sua orientação para os SUV elétricos de grande volume e os veículos de elevada performance.

“Esta frota de demonstração é um marco importante na nossa parceria com a Factorial”, afirma Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Ao integrar a inovadora solução de baterias da Factorial na plataforma STLA Large, estamos a validar o seu potencial para melhorar a nossa linha de VE, garantindo que os clientes beneficiam de um melhor desempenho, maiores autonomias elétricas e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos anos”.
“Estamos honrados em fazer parte deste percurso com a Stellantis para acelerar a adoção de veículos elétricos”, disse Siyu Huang, CEO e cofundador da Factorial. “Acreditamos que a tecnologia de estado sólido pode desempenhar um papel crucial para permitir a próxima geração de VE com desempenho aprimorado e custos reduzidos.”