Stellantis vai construir aeronaves elétricas com a Archer

05/01/2023

A Stellantis e a Archer Aviation Inc. anunciaram que concordaram em expandir, significativamente, a sua parceria, unindo forças para o fabrico da aeronave elétrica de descolagem e pouso vertical (eVTOL) da Archer, a Midnight.

A Stellantis irá trabalhar com a Archer para a construção da recém-anunciada infraestrutura de produção da Archer em Covington, no estado da Geórgia, na qual as empresas planeiam começar a fabricar a aeronave Midnight em 2024. A Midnight foi projetada para ser segura, sustentável, silenciosa e conta com uma capacidade de carga prevista superior a 1.000 libras (454 kg), podendo transportar quatro passageiros e um piloto. Com uma autonomia de 100 milhas (160 km), a Midnight foi otimizada para viagens de ida e volta de curta distância, de cerca de 20 milhas (32 km), com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.

Esta parceria única na indústria de mobilidade aérea urbana permitirá aproveitar os respetivos pontos fortes e competências de cada uma das empresas, de modo a trazer a aeronave Midnight para o mercado. A Archer conta com a sua equipa eVTOL de classe mundial, mecânicas elétricas e especialistas certificados, enquanto a Stellantis contribuirá com tecnologia e experiência avançada de produção, pessoal especializado e capital para esta parceria.


Este acordo visa permitir a rápida expansão da produção de aeronaves para ir ao encontro dos planos de comercialização da Archer, permitindo que a empresa fortaleça o seu caminho para a comercialização, ajudando a evitar gastos de centenas de milhões de dólares durante a fase de arranque da produção. O objetivo é que a Stellantis produza a aeronave eVTOL da Archer em série como seu fabricante exclusivo.

Como sinal do seu compromisso, a Stellantis irá fornecerá um máximo de US$ 150 milhões em capital social para possível utilização por parte da Archer, a seu critério, em 2023 e 2024, sujeito ao alcance de determinados objetivos de negócios que a Archer espera alcançar em 2023. A Stellantis pretende aumentar a sua participação estratégica através da futura aquisição de ações da Archer. Juntamente com os restantes elementos dessa vasta parceria, essas ações permitirão que a Stellantis se torne num investidor de rederência a longo prazo na Archer.