Subaru de 600 cv bate recorde da volta no Nürburgring

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Ter um recorde no circuito do Nürburgring é um objetivo para muitas marcas. E como há muitos tipos de recordes na pista alemã, há sempre algo em que uma marca consegue dizer que o seu carro é o mais rápido. É o caso da Subaru, que foi a primeira a conseguir com que uma berlina de origem familiar completasse uma volta ao Nürburgring em menos de sete minutos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para atingir este recorde, a Subaru usou mais que uma berlina familiar. Em vez disso, baseou-se no já desportivo WRX STI para criar um verdadeiro modelo especial, denominado Type RA NBR Special. Construído pela Prodrive, também responsável pelos carros de competição da Subaru durante várias décadas, já tinha estabelecido recordes na Ilha de Man e em Goodwood, agora fazendo o mesmo no Nürburgring. Na famosa pista alemã, o carro japonês tornou-se o modelo de quatro portas mais rápido do mundo, completando uma volta em 6m57,5s.

O motor 2.0 turbo foi bastante modificado e passou a contar com o dobro da potência, nada menos que 600 cv às 8500 rpm, graças a um turbo com admissão de 75 mm. A prodrive estima uma velocidade máxima de 288 km/h em sexta velocidade à rotação máxima. O sistema de tração integral distribui os 600 cv pelas quatro rodas, que são controladas por uma caixa sequencial com patilhas no volante, cujo comando hidráulico garante trocas de velocidade em 0,02 segundos. A Prodrive também criou um novo pacote aerodinâmica, incluindo asa com sistema DRS, que reduz a resistência ao ar em reta ao mesmo tempo que garante 295 kg de carga aerodinâmica em travagem.