ic-DraftStyleDefault-block public-DraftStyleDefault-ltr">

Antigo produtor de Britney Spears criou o som do supercarro elétrico da Lotus a partir do rugido incrível do motor V8 do Lotus Type 49 que acelerou nos circuitos da Fórmula 1 no final da década de 60, com Jim Clark, Graham Hill, Emmerson Fittipaldi e Mario Andretti.

Para verdadeiros adeptos da condução desportiva, os elétricos ainda oferecem mais dúvidas do que certezas. E a necessidade de adaptação ao ruído mais ou menos futurista dos motores é um dos principais pontos de discórdia. No Evija, supercarro de 2000 CV, que será, muito provavelmente, o mais potente e rápido alguma fabricado em série, e um dos mais caros da atualidade, a Lotus não poderia subestimar o tema. Ao contrário, recorreu ao famoso produtor musical Patrick Patrikios, para a produção de uma melodia adequada ao colosso de potência e prestações, inspirado nos monolugares de maior sucesso na história do fabricante britânico.

Assim, o vindouro supercarro elétrico vai acelerar ao som dos Lotus Type 49, com que Jim Clark venceu Grande Prémio da Holanda na estreia do monolugar, em 1967. E que Graham Hill conduziu ao título um ano mais tarde.

A partir de uma gravação do carro original em pista, Patrikios usou os equipamentos de edição digital para adaptar o rugido do V8 da Cosworth e criar um som futurista, mas capaz de remeter para o ADN da Lotus na competição. “Há uma simetria maravilhosa. Agrada-me a ideia de que o som de um dos automóveis mais icónicos de todos os tempos sirva de inspiração para o mais moderno”, explica produtor britânico, que é também um fã confesso das criações da marca de Hethel – conduz um Lotus Evora.

“Sentei-me com a equipa e discutimos o que deveria ser. Queríamos algo intrinsecamente conectado à Lotus para poder estabelecer um estilo de som para os futuros modelos elétricos da marca”, acrescentou. O resultado convenceu os responsáveis pelo programa de desenvolvimento do Evija, tanto que, além do que estava inicialmente acordado, Patrikios acabou por ficar encarregue de desenhar todos os sons do carro, desde as funções do sistema de infoentretenimento aos avisos de segurança.

https://www.youtube.com/watch?v=yZkmuLcTNKM&ab_channel=LotusCars

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.