Superteste à autonomia de carros elétricos

07/02/2023

As temperaturas muito baixas são um duro teste à eficiência dos veículos elétricos. Como se saíram os modelos mais recentes neste mega-comparativo de inverno?

A autonomia é dos temas mais debatidos relativamente aos automóveis elétricos e a discussão, tal como acontece com os motores térmicos, incide sobre os números anunciados pelos fabricantes e aqueles que obtemos no mundo real. Por norma, os condutores detetam desvios em relação aos valores de homologação, são causados por uma série de fatores que não são inteiramente previsíveis. A autonomia prática dos automóveis elétricos, por exemplo, depende de uma vasta gama de variáveis. E a temperatura é uma delas.

Está demonstrado em vários estudos que sempre que o mercúrio dos termómetros cai a pique, a mudança impacta na autonomia dos elétricos.
E, provavelmente, não há melhor desafio à eficiência de um veículo movido exclusivamente a baterias do que um superteste realizado a temperaturas negativas. O frio limita a capacidade dos acumuladores, o que se traduz em quilómetros de autonomia a menos.

Os especialistas do site motor.no, em parceria com os técnicos do NAF (o equivalente ao ACP na Noruega), puderam comprovar isso mesmo no já habitual mega-comparativo de inverno, que reuniu 29 modelos diferentes, em teste no mesmo trajeto por estradas geladas entre Oslo até Hjerkinn e nas mesmas condições adversas.

O vencedor foi o Tesla Model S que, na sua versão com dois motores elétricos e 670 cv de potência, percorreu 530 km com uma só carga de bateria. Significa redução de 16,4% face ao valor de homologação (WLTP).
Mais perto desse registo, outro modelo da Tesla, o Model X Plaid, que conseguiu 444 km sem parar.

O ‘top10’ dos automóveis com maior autonomia elétrica neste superteste ficou completo com BMW i4 e o Nio ET7 (434 km), BMW i7 xDrive 60 (424 km), Mercedes EQE (409 km), BYD Han (406 km), Nissan Ariya (400 km), Voyage Free (391 km), Hongqi E-HS9 120 kWh (389 km).

Fora do ‘top10’ ficaram VW ID.5 (378 km, que é menos 28% do que o anunciado), Hyundai Ioniq 5 4WD (345 km), Kia Niro EV (343 km), Skoda Enyaq iV (338 km) e Tesla Model Y RWD (337 km).

Autonomias ‘encolhem’ com o frio
Entre os veículos que registaram as menores perdas de autonomia, estão o Kia EV6 GT (-17,69 por cento) e Tesla Model X Plaid (-18,23 por cento).
Todos os outros veículos em comercialização no mercado nacional tiveram perdas de 20 por cento ou mais, com o Toyota bZ4X a registar a maior queda face ao anunciado (- 35,79 por cento).

Todos os dados e tabelas com resultados para consulta em: https://www.motor.no/bil/tesla-rekord-i-rekkeviddetesten-vinteren-2023/241590