SUV elétrico da smart confirmado para setembro

06/03/2021

O maior de todos os smart vai ser apresentado em setembro, no Salão Automóvel de Munique, ainda como protótipo. O lançamento está confirmado para 2022.

O primeiro SUV da smart, produto que resulta da ‘joint venture’ celebrada entre a chinesa Geely e a Mercedes-Benz, está confirmado sobre a plataforma modular SEA (Sustainable Experience Architecture), que serve vários veículos da Lynk & Co e, muito brevemente, da Volvo.

Com o nome de código HX11, o novo smart será 100% elétrico e apresentará dimensões compactas, respeitando o ADN da marca especializada na produção de veículos urbanos. De acordo com informações avançadas pelo Autocar, o modelo não ultrapassará mesmo os 4 metros de comprimento, ficando assim alinhado com concorrentes como o Mini Countryman.

A Mercedes-Benz deverá ficar encarregue do design do vindouro, enquanto a Geely se ocupará do desenvolvimento técnico e da produção na fábrica chinesa de Xi’na, juntamente com os novos EQ Fortwo e EQ Forfour. Segundo a imprensa chinesa, para o SUV módulo elétrico com um motor traseiro com 272 cv e bateria de iões de lítio com pelo menos 70 kWh de capacidade, para uma autonomia a rondar os 500 km (no ciclo NEDC).

Daniel Lescow, vice-presidente de vendas globais do fabricante do grupo Daimler, foi o primeiro a partilhar no Linkedin detalhes do novo modelo, que define como “o novo alfa na selva urbana”.

O gigante mercado chinês é, de acordo com aquele responsável, o primeiro destilo do modelo elétrico, embora o carro esteja também a ser projetado com as especificações europeias, onde fará a sua estreia, ainda em forma de protótipo, na próxima edição do Salão Automóvel de Munique. A versão de produção tem lançamento agendado para 2022