O novo automóvel é um familiar de 5 portas desenhado no estúdio de design global da Lynk & Co em Gotemburgo, tendo por base a plataforma EA2 da Geely, a mesma que é utilizada no Volvo EX30.
A marca é fruto de uma parceria entre a Volvo e a Geely, e o 02 é o seu primeiro automóvel 100% elétrico. O 02 foi construído a pensar no mercado europeu, onde estão prestes a abrir as encomendas, mas também é vendido na China com a designação Z20.
O Lynk & Co 02 teve a sua apresentação mundial em Milão. Com uma bateria de 66 kWh e autonomia de até 445 km, dispõe de um motor elétrico de 272 cv de potência e 343 Nm de binário máximo, acelerando dos 0 a 100 km/h em cerca de 5,5 segundos. O 02 alcança uma velocidade máxima de 180 km/h.
“O novíssimo 02 representa a próxima fase da Lynk & Co.”, afirma Nicolas López Appelgren, Diretor Executivo da Lynk & Co International. “Estamos a expandir o nosso modelo de negócio, a aumentar a nossa carteira de produtos e a aventurar-nos em novos mercados. Estes passos estratégicos sublinham o compromisso da Lynk & Co em proporcionar maior escolha, flexibilidade e acesso aos nossos clientes”.
O Lynk & Co 02 vai começar a ser comercializado online na Europa nos próximos dias, com um preço-base de 35.495 euros e estará disponível em duas versões, o 02 e o 02 More.
De série, o Lynk & Co 02 Teto de abrir panorâmico fixo, espelhos retrovisores exteriores com rebatimento elétrico, carregamento bidirecional (V2L), puxadores das portas embutidos e teto preto contrastante.
Está ainda equipado com entrada e arranque sem chave, porta da bagageira com acionamento elétrico, limpa para-brisas com sensor de chuva e sensores de estacionamento à frente/atrás, sendo que a versão 02 tem câmara 360º e câmara de visão traseira.
O automóvel agora apresentado tem 20 sistemas de assistência ao condutor, tais como a condução assistida em autoestrada, assistência à mudança automática de faixa de rodagem (ALCA), assistência a manobras evasivas (EMA) e assistência ao tráfego cruzado frontal (FCTA).
O 02 foi criado no estúdio de design global da Lynk & Co em Gotemburgo e ganhou vida através de uma colaboração inédita na indústria entre os clientes do 01 SUV híbrido plug-in e as equipas internas de design e engenharia da marca.
A marca afirma que “os clientes influenciaram significativamente o caráter do novo automóvel, contribuindo com mais de 6.000 mensagens sobre as caraterísticas mais desejadas através da função Co:lab – uma das aplicações para automóveis da Lynk & Co que permite aos utilizadores fornecer feedback digitalmente a partir do interior do 01”.